“É mais fácil fazer política manipulando a miséria.” (Jaime Lerner)
CONTRADIÇÕES
De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE para o Censo somos 409 mil habitantes maringaenses. Segundo informações do Cadastro Único da Assistência Social de Maringá, a cidade tem 105 mil moradores cadastrados no programa, ou seja, um quarto da nossa população. Deste total 27 mil pessoas em situação de extrema pobreza.
REALIDADE
Apesar de sermos reconhecidos nacionalmente pela excelente qualidade de vida oferecida, quase 30 mil maringaenses vivem uma realidade completamente diferente. Precisamos unir forças, nós, sociedade civil organizada e poder púbico, para reverter esse quadro e oferecer oportunidades para que essas pessoas saiam dessa triste realidade de viver em situação de extrema pobreza.
TROVA
“De quantas vidas se tecem as vidas fortes e sofridas, que de si mesmas se esquecem para cuidar de outras vidas.” (A.A de Assis)
HONRARIA
Essa linda trova acima é de autoria do escritor Antônio Augusto de Assis, que vai receber a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho, a mais alta honraria de nossa cidade concedida pela Câmara Municipal de Maringá. A entrega do título acontecerá no dia 05 de agosto e será prestigiada por amigos, familiares e autoridades. A.A. de Assis é colunista do Jornal do Povo, atuou como jornalista em vários veículos de comunicação e foi professor de Letras da UEM.
APOIO
Muito boa a notícia de que a prefeitura vai ofertar atendimento psicológico aos jovens. Todos sabemos que vem aumentando muito os transtornos mentais na nossa sociedade, doença que chega de forma silenciosa e perigosa. Agora os jovens poderão buscar o apoio necessário para enfrentar problemas psicológicos. Ponto para a administração municipal.
ESTRADAS
Em maio aconteceu a licitação para o calçamento de 4 km em pedras irregulares para melhorar a estrada rural Paulo Guerra. Mas não apareceu nenhuma empresa interessada. Uma nova licitação será realizada em agosto, pelo valor de 2,1 milhões de reais. Vamos torcer para dar certo.
FURTOS
Muitas residências de diferentes bairros estão sendo alvos de furtos dos cabos elétricos dos padrões de energia. Tem morador colocando “serpentina”, que é um tipo de arame farpado nos portões, mas parece que a Copel não permite esse tipo de material em casas. Alguma coisa tem de ser feita e cada um luta com o que tem.
FÃ
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, proibiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas autorize a remoção forçada ou o recolhimento de pertences dos moradores de rua. Além disso não é permitido que o comerciante utilize técnicas de arquitetura hostil para proteger seu imóvel. Pois bem, muito pouco o governador poderá fazer para resolver o problema da cracolândia.
MESMA LINHA
Essas decisões do ministro validam os projetos apresentados pela vereadora Ana Lúcia na Câmara Municipal de Maringá, assim sendo Alexandre de Moraes ganhou pontos com nossa representante.
SEGURANÇA
O secretário de Segurança Pública de Maringá, Ivan Quartaroli, foi eleito presidente da primeira diretoria do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal do Paraná (Congecep).