Diversos serviços gratuitos, atendimento de saúde e atividades esportivas serão oferecidos, neste sábado, na Vila Operária. O bairro de Maringá está completando 75 anos e a comemoração será com mais uma edição dos programas ‘Cidadania nos Bairros’ e o ‘Moeda Verde’. A programação especial começa às nove horas e vai até às 20 horas com atividades para toda comunidade. O encerramento será com a apresentação do Coral da Cocamar.
As atividades oferecidas serão: recreação infantil com pipoca e algodão doce; corte de cabelo e esmaltação; orientação jurídica, odontológica e de glicemia capilar; massagem corporal; blitz de conscientização em comemoração ao ′Dia Mundial da Limpeza Urbana′ com distribuição de lixocar e conscientização sobre descarte irregular de resíduos; divulgação de vagas de emprego e orientação sobre a carteira digital; exposição da jardineira do City Tour e carros antigos; consulta de CNH, entrega de jogos educativos e mini viatura para foto; conscientização de política sobre drogas e cadastro único; e patrulha escolar, canil com apresentação dos cães da Guarda Municipal, equipe de motos GCam, Patrulha Maria Da Penha e orientações sobre o atendimento à vítima.
Também foi preparada uma programação esportiva para o sábado. Às 9h30 tem aula de Jump; 10h15, aulas de zumba; 11h15, apresentação do Grupo Lusitanos, dança e música portuguesa; entre 14 e 14h40, aula de karatê para crianças; das 14h45 às 15h25 tem defesa pessoal para mulheres; e das 15h35 às 16h15 acontece um aulão de ritmos. Para finalizar o dia haverá celebração da Missa na Paróquia São José Operário e as 20 horas apresentação cultural.
“Além da comemoração do aniversário do bairro, um dos mais antigos e importantes da Cidade, a programação aproxima a gestão municipal da comunidade. Para celebrarmos essa data, ao lado dos nossos pioneiros e também daqueles que chegaram agora, nada melhor do que ouvir as pessoas e levar os serviços da Prefeitura à população. Esse é o nosso compromisso, construir uma cidade para os maringaenses”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
SUSTENTABILIDADE
Amanhã, o projeto ′Moeda Verde′ vai incentivar a troca de recicláveis ou óleo de cozinha usado por hortifrutis. Cada um quilo de recicláveis ou um litro de óleo usado poderá ser trocado por um quilo de hortifrutis. O objetivo é incentivar o envolvimento da comunidade em práticas sustentáveis e promover qualidade de vida.
“Essa iniciativa faz parte do Programa Lixo Zero, feito para proteger o meio ambiente e ainda promover uma alimentação saudável. Dessa forma também geramos renda para diversas famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem e agricultura. É simples, quem levar um quilo de reciclável ou óleo usado vai trocar o item por um quilo de alimentos; na lista tem variedades de hortifrutis produzidas nas hortas comunitárias de Maringá. Cada pessoa poderá trocar até dois quilos”, explicou Paulo Gustavo Ribas, diretor da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb).
Cada pessoa poderá trocar até dois quilos de recicláveis ou dois litros de óleo usado e levará os alimentos. A ação, segundo o secretário, também gera renda para diversas famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem e agricultura. Atualmente, Maringá recicla 7% do total de lixo coletado, acima da média nacional que é de aproximadamente 2%. Intenção é chegar a 30%. Os materiais recolhidos são destinados às cooperativas da Cidade. A ação faz parte da iniciativa Lixo Zero contando com cinco ações que envolvem a comunidade na missão de aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos.
Também haverá ação do Maringá Recicla com drive-thru de coleta de materiais eletrônicos, roupas, cartelas de medicamento vazias, esponjas usadas e estande de abelhas sem ferrão.
ADOÇÃO
Quem quiser adotar um animalzinho poderá fazer isso durante a nova feirinha especial em prol da protetora Helena Ferreira. No sábado, 10 cães estarão disponíveis e à procura de um lar. A feirinha será das nove às 15 horas. Há muitos anos, essa mulher de 55 anos, garante alimentação, cuidado e muito carinho para os animais em situação de rua. Para que esse serviço continue sendo feito, mesmo diante dos problemas de saúde da Helena e as dificuldades durante a pandemia, é que acontece a feirinha de adoção especial.
“Ela os considera como filhos, mas pelas condições de saúde não têm mais como
cuidar deles. Precisamos de tutores que possam oferecer amor e proteção a esses animais, assim como ela fez durante todos esses anos. No último dia 13, houve uma feira no Parcão. Com a força-tarefa, mais de 30 cães ganharam novas famílias e muito carinho. Atualmente, são 46 cachorros abrigados no quintal da casa, todos castrados e com as vacinas em dia”, destacou o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo.
SERVIÇO
Toda programação, a partir das nove horas deste sábado, vai acontecer na Praça Emiliano Perneta; onde fica a Igreja São José Operário.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução