Início Destaques do Dia Legislativo aprova e Maringá terá Rota Turística das Cervejas Artesanais

Legislativo aprova e Maringá terá Rota Turística das Cervejas Artesanais

Os vereadores de Maringá aprovaram, com 14 votos favoráveis, o projeto para criação da Rota Turística das Cervejas Artesanais de Maringá. Essa foi a segunda discussão sobreo Projeto de Lei do Executivo que tem como objetivo ativar a economia local e fomentar o turismo nessa área. A Cidade é conhecida por ter cervejas artesanais premiadas nacionalmente e um setor organizado e ativo economicamente. Com a aprovação, atividades, eventos e festivais serão realizados.

“O projeto foi batizado de Rota 44. Uma grande conquista para Maringá, que tem cervejarias com grau de altíssima qualidade. Algumas até já vendem fora da cidade e acreditamos que têm potencial para crescer ainda mais, inclusive no exterior. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet). As cervejarias serão incluídas em eventos oficiais, como a campanha de Natal, feiras e atividades em outros municípios. Também vamos estudar a realização de um festival local”, disse o secretário da pasta, Marcos Cordiolli.

Para debater o assunto na Câmara Municipal, foi criada uma comissão composta pelos segmentos envolvidos para a regulamentação da produção de cerveja artesanal como atrativo turístico. O secretário adiantou ainda que o projeto intitula dia seis de dezembro como ‘Dia Municipal da Cerveja Artesanal de Maringá’. A ideia beneficiará também empresários ligados a bares, restaurantes e outros que realizam comércio de insumos. Forma de gerar empregos, renda e pagamento de impostos.

Em 2019, a Prefeitura fez um mapeamento em 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, e foi levantado uma média de 225 mil litros produzidos mensalmente e mais de 230 profissionais empregados. Na lista de cervejarias, bares e fábricas, foram analisados 50 estabelecimentos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: