Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

DOBRADINHA MAIA

Ex-deputado estadual irmão do ex-prefeito Ulisses Maia, Ricardo Maia fará uma dobradinha com o mano na próxima eleição. Ele, candidato a estadual, o irmão aspirante a cadeira na Câmara Federal.

POLÍTICA NA VEIA

Vindo de insucessos eleitorais, pois é difícil voltar depois de uma derrota eleitoral, Ricardo confessa que “quando a política está no sangue a gente não consegue desistir!” E ele continua no meio, assessorando e representando o governador Ratinho em eventos na região.

EVANDRO

Outro que a política “pegou” é o empresário Evandro Oliveira, que foi candidato a prefeito de Maringá. Mais conhecido como o simpático Evandro da Unifamma, é visto como dono de grande potencial político, faltando apenas maior exposição pública.

PROCURA

Tanto que faltando mais de um ano para a próxima eleição, é procurado diariamente por prefeitos, vereadores, candidatos e presidentes de outros partidos que querem ouvi-lo e também que seja candidato. Presidente local do PSDB, Evandro está reforçando o partido em todas as cidades da região.

JUDICIAL FAMILIAR

A Defensoria Pública do Paraná e prefeitura promovem hoje o mutirão Agiliza Maringá. No piso superior do Terminal Urbano, equipes vão atender pessoas com problemas de demandas judiciais na área de família.

SOLUÇÕES

O objetivo é oferecer soluções judiciais para problemas familiares. Haverá informações para todas as dúvidas, elaboração de acordos e orientações sobre separação e divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos, investigação de paternidade, regulamentação de visitas e inventários, etc.

COMBOIO

Três veículos carregados com contrabando deverão ser apreendidos depois de flagrados trafegando próximo de Maringá. Estavam carregados com contrabando e foram detidos por agentes e fiscais federais.

PREJUÍZO

As cargas de mercadorias constituídas principalmente por eletrônicos e perfumes, foi avaliada em mais de R$ 500 mil. Mas o prejuízo será maior para os contrabandistas, já que os carros valem mais de R$ 150 mil e eram utilizados na mesma rota todos os meses.

COISA FEIA

O Gaeco agiu forte ontem em Maringá, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Sarandi. Investigação pesada contra um oficial da Polícia Militar. Segundo presunções iniciais ele estaria cometendo crimes envolvendo inclusive outros membros da corporação. Vamos esperar.

TARIFA ZERO

Promotora de uma reunião sobre implantação de tarifa zero, a vereadora Ana Lúcia tem muitas razões. Dentre elas a de que só a adesão maciça ao uso do transporte coletivo poderá minimizar problemas atuais, e grandes, em futuro bem próximo, no trânsito maringaense.

DIFICULDADES

É só levar em consideração que apesar de avenidas largas, é justamente nessas artérias que o tráfego está engarrafando diariamente. Ou a maioria das pessoas que transitam a sós em carros particulares “pulam” para o transporte coletivo ou em poucos anos as vias de Maringá ficarão intransitáveis.

CONVENCIMENTO

A sonhada tarifa zero proposta pela vereadora é o maior atrativo possível para que as pessoas deixem seus carros, motocicletas e bicicletas em casa. Dentre as boas consequências teremos inclusive menos mortes, acidentes e poluição.

PERSPECTIVAS

A competência dos empreendedores imobiliários está tornando Maringá um agulheiro de edifícios. Cada prédio acrescenta em média 100 veículos para o trânsito na zona da cidade em que está situado.

ESPAÇO

É uma questão de espaço. São muitos veículos “amontoados” verticalmente. Quando se locomovem, no plano horizontal há dificuldades imensas em conseguir espaços para estacioná-los. E os estacionamentos de aluguel são insuficientes para suportar a demanda.

RODÍZIO

Em consequência que augura os problemas futuros a prefeitura se vê acossada por pedidos para aumentar o EstaR. Principalmente nas bordas do sistema atual as vagas para estacionar sumiram, pois são ocupadas o dia todo por carros de pessoas que trabalham onde existe o EstaR.

CICLISTAS

Londrinenses promovem amanhã, mais uma edição do passeio ciclístico Rota das Catedrais. Em iniciativa que conta com apoio do Governo do Paraná, cerca de 1.300 ciclistas virão pedalando da catedral daquela cidade, até a catedral de Maringá.

ATRATIVO

 O evento de cicloturismo valoriza as paisagens, monumentos e o turismo religioso das regiões Norte e Noroeste do Estado. E já se tornou tão importante que atrai ciclistas de 132 cidades em 10 Estados. Todos esperando há meses, o dia em que pedalarão por 90 quilômetros principalmente de estradas rurais, passando por sete catedrais.

COMPARTILHE: