Início Maringá Maringá consolida-se como polo de startups e inovação no Brasil

Maringá consolida-se como polo de startups e inovação no Brasil

default

Maringá tem se firmado como um dos principais polos de inovação do Brasil, com um ecossistema de startups em expansão e reconhecimento internacional. Segundo o Startup Ecosystem Index Report 2024, publicado pelo instituto israelense StartupBlink, a Cidade apareceu, em 2024, como a 19ª melhor do Brasil para startups e ocupava a 730ª posição no ranking global, que avalia mais de mil localidades em 100 países.

O levantamento considera fatores como ambiente de inovação, facilidade para abertura de empresas, volume e qualidade dos negócios em tecnologia. No Paraná, além de Maringá, Curitiba e Londrina também foram destacadas no ranking mundial.

Entre os exemplos de sucesso no município está a startup Datlo, que recebeu neste mês um aporte de R$ 4 milhões em uma extensão da rodada seed liderada pela Hiker Ventures. Fundada em 2019 por Mateus Felini e Raisa Spagnol, a Datlo é um dos principais cases de sucesso da Cidade. O investimento, liderado pela Hiker Ventures, visa acelerar o crescimento da empresa e viabilizar sua internacionalização, com foco nos Estados Unidos.

O avanço de empresas como a Datlo é favorecido por um ecossistema robusto. A Evoa, aceleradora sem fins lucrativos criada em 2017, tem papel central nesse processo. Seu programa de aceleração gratuito e sem equity já ajudou mais de 100 startups a se estruturarem e escalarem suas operações. Em parceria com o Sicoob, a Evoa também promove missões internacionais e prepara empresas para acessar mercados no exterior, como ocorreu no South Summit.

De acordo com dados da própria aceleradora, startups aceleradas pela Evoa registraram um crescimento médio de 225% em faturamento em 2024, geraram cerca de 350 empregos diretos e contribuíram com aproximadamente R$ 500 mil em ISS ao município.

Além disso, a Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringaense de Inovação e Tecnologia (Amtech), tem lançado editais para testar soluções inovadoras em serviços públicos.

Também, o município segue com oportunidades diversas para quem deseja começar uma empresa, com oportunidades de consultoria através do Sebrae e programas de potencialização.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: