
FORÇA DA EXPOINGÁ
Hoje representando a agropecuária brasileira, a Expoingá repercute o dinamismo de uma região polarizada por Maringá. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reúne 25 municípios e um PIB de diversidade produtiva que alcança R$ 2,55 bilhões.
PRODUÇÃO
O rebanho bovino regional tem 192 mil cabeças, a produção de aves e suínos se destaca com 33 milhões e 22 mil cabeças, respectivamente. Na agricultura, em 2023 colheu 2,5 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho.
MODERNIDADE
Toda essa produção é resultado da perseguição contínua à produtividade preponderando o alto nível tecnológico. 3.819 propriedades rurais reúnem 7.433 tratores e mão de obra especializada com 4.729 profissionais em agricultura, silvicultura, pesca e veterinária.
MEIA NOS COLETIVOS
A Câmara de Maringá está inquirindo a prefeitura, gestora do transporte coletivo urbano, sobre a possibilidade de reduzir em 50% o preço da passagem do transporte coletivo urbano aos sábados, domingos e feriados.
ESTÍMULO
A proposta é do vereador Diogo Altamir e visa estimular e facilitar o deslocamento de famílias nos dias em que não trabalham. Transporte coletivo mais acessível para curtirem atividades sociais e visitas às muitas áreas de lazer de Maringá.
SENADO E GOVERNO
Pesquisa estadual sobre candidatos a governador e senador – o Senado terá duas vagas para paranaenses em 2026 – feita entre os dias 3 e 5 últimos mantém o senador Sérgio Moro na liderança da preferência do eleitorado. E Álvaro Dias em segundo lugar, distante dos demais concorrentes.
PERCENTUAIS
A pesquisa Big Data pontua Sérgio Moro (UB) com 37%, Álvaro Dias (Podemos) com 27%. Na sequência: Ênio Verri (PT) com 6% e Guto Silva (PSD) 4%.
IMBATÍVEL
O quadro mostra que será difícil tirar o maringaense Moro da sucessão de Ratinho Júnior, independentemente das costuras partidárias. Interessante observar também que Álvaro reaparece no cenário político, coisa difícil de acontecer com os políticos “das antigas”.
CAFÉ EM DESTAQUE
No Fórum da Justiça do Trabalho em Maringá, exposta durante todo este mês uma coletânea de fotografias sobre a cultura do café na região. São fotos produzidas por Armínio Kaiser, engenheiro agrônomo do extinto Instituto Brasileiro do Café e acompanhou a cafeicultura durante mais de 30 anos.
SOCIAL
Kaiser registrou principalmente labuta diária de homens e mulheres nos cafezais que enriqueceram tantos cafeicultores. Sob o nome “Ouro Verde” registra trajetórias a partir de 1950 até a grande geada nos anos 70. E hoje o café, pelo preço nos supermercados, está bem distante dos trabalhadores…
EXCESSOS
Decisão exemplar do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, na última terça-feira: todos os comportamentos agressivos e indecorosos de deputados estaduais serão automaticamente encaminhados para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
PAPO RETO
Segundo Curi os deputados que desejarem fazer manifestações dessa natureza, que o façam em suas redes sociais pessoais, mas que não utilizem a tribuna para ofender ou agredir quem quer que seja.
IMPEDIMENTO
Disse mais: “Eu não vou permitir que o plenário seja tomado por discursos de cunho ideológico radical, nem que ideologias extremas se sobreponham ao verdadeiro propósito desta Casa que é o debate e a aprovação de políticas públicas que atendam ao interesse da população”.
EXEMPLAR
As declarações e o posicionamento do presidente da Assembleia caem como uma luva em algumas câmaras municipais interioranas. A agressividade e as rixas continuadas dos vereadores precisam cessar.
REDIRECIONAMENTO
O foco, em muitos casos as energias combativas de cada vereador precisam ser calibradas. Ao invés de ficarem digladiando polêmicas, questões partidárias pessoais, precisam focar na missão legislativa que é fiscalizar o poder executivo e os interesses populares.
“VOANDO” COM BICICLETA
Foi para as redes sociais, mas é um péssimo exemplo. Motoristas registraram esta semana um ciclista pedalando a mais de 100 quilômetros por hora na rodovia BR-369 entre Apucarana e Arapongas. Ele seguiu na traseira de um caminhão, prática conhecida como “pegar vácuo”, perigosíssima.
DIVALDO
Milhares de espíritas consternados com a morte do médium Divaldo Pereira Franco. Tinha 98 anos, mais de 250 livros psicografados, 70 traduzidos para 15 línguas. Divaldo realizou mais de uma dezena de palestras em Maringá, sempre em promoções lotadas.
CONTORNO MORTE
Terceira da mesma família, faleceu ontem uma menina, resultado do acidente desta semana no fatídico Contorno Sul. Enquanto isso, pelo menos a gestão atual de Maringá está se movendo na busca de soluções para diminuir os acidentes e óbitos.
PROVIDÊNCIAS
Os secretários da prefeitura Vagner Mucio e Luiz Alves cogitam várias providências. A primeira, hoje, trabalho intensivo de equipes para melhorar o asfalto ao longo de todo o Contorno Sul.
SEQUÊNCIA
E nos próximos dias, possivelmente, fixar 60 km/h como velocidade máxima e proibir o trânsito de caminhões, exceto em horários definidos para fornecedores. Também é estudada uma separação de pistas utilizando tachões para impedir as ultrapassagens proibidas.