Início Destaques do Dia Trânsito tem mudança na Paranaguá e contorno

Trânsito tem mudança na Paranaguá e contorno

A terceira faixa já foi implementada nas Avenidas Mandacaru e 19 de Dezembro para facilitar o trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou, ontem, a operação da terceira faixa de tráfego na Rua Paranaguá, no trecho compreendido entre a Rua Mandaguari e a Avenida Colombo, no sentido Centro. A nova faixa funcionará nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, período em que o estacionamento na via estará proibido.

Durante os primeiros dias de implantação, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão presentes no local para prestar orientações aos condutores e garantir a adaptação ao novo fluxo.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Delegado Luiz Alves, a intervenção na Rua Paranaguá segue a mesma lógica de melhorias implementadas anteriormente em outras vias da Cidade.

“A implantação da terceira pista na Rua Paranaguá dá continuidade ao trabalho iniciado na Avenida Mandacaru e na Avenida 19 de Dezembro, onde também ampliamos a via com uma nova faixa de circulação. Essas intervenções contribuíram para melhorar a fluidez do tráfego e reduzir o tempo de deslocamento dos motoristas na região”, afirmou.

A estratégia de ampliação de faixas foi iniciada em fevereiro, quando a terceira faixa foi implantada na Avenida Mandacaru, entre a Rua Jordão Caldeira de Oliveira e a Avenida Colombo, também no sentido Centro. Em março, foi a vez da Avenida 19 de Dezembro, entre a Avenida Colombo e a Praça 7 de Setembro, receber a terceira faixa de circulação.

CONTORNO

 A Prefeitura de Maringá iniciou nesta segunda-feira mais uma operação tapa-buracos na Avenida Sincler Sambatti, no trecho do Contorno Sul, após um grave acidente que resultou na morte de um jovem de 15 anos e sua mãe, além de deixar duas pessoas hospitalizadas.

Moradores da região voltaram a cobrar melhorias na pavimentação e na sinalização da via, que recebe grande fluxo de veículos pesados e, segundo relatos, não tem estrutura adequada para esse tipo de tráfego.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, apenas nos primeiros quatro meses do ano foram realizadas 18 operações tapa-buracos no Contorno Sul, com a aplicação de cerca de 200 toneladas de massa asfáltica.

“Desde janeiro, o Contorno Sul apresenta muitos buracos e recebe muitas reclamações. Neste fim de semana, com a chuva forte, a pavimentação – que já não é preparada para esse tipo de carga provavelmente cedeu novamente”, afirmou Mussio.

O secretário também destacou que a Sincler Sambatti não possui acostamento, nem foi projetada para o atual volume de tráfego, especialmente o fluxo intenso de caminhões que utilizam a via para cruzar a cidade. “O prejuízo acaba ficando com Maringá. Todo o trânsito pesado passa por ali, e a estrutura não suporta”, disse.

Entre as alternativas estudadas, a Prefeitura estuda proibição da circulação de caminhões no trecho, a instalação de radares móveis, além da possibilidade de redução do limite de velocidade e ampliação da fiscalização, conforme discutido com o delegado Luiz Alves, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana

A longo prazo, o município avalia transformar o Contorno Sul em uma avenida urbana duplicada, com estrutura apropriada para suportar o tráfego intenso. Segundo Mussio, o governador Ratinho Júnior, que esteve recentemente em Maringá, se comprometeu a buscar os recursos necessários para viabilizar a obra.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: