Início Destaques do Dia Maringá é uma das cidades mais acessíveis do Brasil

Maringá é uma das cidades mais acessíveis do Brasil

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem, Maringá é uma das cidades mais acessíveis do Brasil, com 77,3% de sua população vivendo em ruas com rampa para cadeirantes.

Em um estudo realizado no Censo 2022, o IBGE constatou que a presença de rampas para cadeirantes aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2010, apenas 3,88% da população brasileira vivia em vias com esse tipo de acessibilidade, número que saltou para 15,2% em 2022.

Maringá se destaca em relação às cidades com mais de 100 mil habitantes, figurando entre os cinco municípios do Brasil onde mais da metade da população vive em ruas com rampas para cadeirantes.

Além da Cidade, o Paraná se sobressai como líder no País em termos de acessibilidade urbana. Cidades como Toledo (61,3%) e Cascavel (59%) também estão entre as mais bem posicionadas no ranking de vias com rampas.

Em todo o Brasil, 1.864 municípios registram menos de 5% da população vivendo em ruas com rampas para cadeirantes, evidenciando disparidades regionais significativas.

Para Bianca Kelmer Bracht, cadeirante, o município ainda tem muito a melhorar. “Fico feliz que a cidade esteja entre as mais acessíveis, mas ainda há muito o que melhorar. Acessibilidade não é só rampas e sim, calçadas sem buracos, respeito e real integração”, comentou.

A Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000) determina que as vias públicas e espaços urbanos sejam planejados para garantir o acesso de todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

ARBORIZAÇÃO

Na mesma pesquisa do IBGE, Maringá foi considerada a quarta mais arborizada do Brasil, com 97,2% de sua população vivendo em ruas com ao menos uma árvore. Isso coloca a Cidade atrás apenas de Birigui (98,4%), Sertãozinho (97,5%) e São José do Rio Preto (97,3%) entre as mais verdes do País.

No Brasil, 32,1% dos moradores vivem em ruas com cinco ou mais árvores, e 13,5% em áreas com três ou quatro árvores. A pesquisa nacional também mostra que 66% da população brasileira (aproximadamente 115 milhões de pessoas) reside em ruas arborizadas, destacando a importância da arborização para a qualidade de vida nas cidades.

Em termos de estado, Mato Grosso do Sul lidera o ranking, com 92,5% de sua população em ruas com árvores, enquanto estados como Sergipe e Santa Catarina apresentam os menores índices de arborização.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: