
O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) realizará mais um bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal a partir do dia primeiro de abril, no Shopping Cidade, a partir das 13h. O evento contará com a venda de mercadorias importadas, como eletrônicos, artigos para pesca, perfumes, cosméticos, brinquedos e roupas e os recursos arrecadados serão destinados ao fortalecimento das forças de segurança do município.
Os produtos foram doados ao Conseg pela Receita Federal após serem apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho. Após os trâmites legais, as mercadorias que não oferecem riscos ao consumidor são repassadas a entidades assistenciais ou de interesse social para que sejam comercializadas e os valores revertidos para projetos institucionais.
Em 2024, os recursos obtidos com o bazar viabilizaram importantes investimentos na segurança pública da região. “Com essa arrecadação, conseguimos reformar o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 4º Batalhão da Polícia Militar, apoiar a Escola de Formação de Soldados e instalar câmeras de segurança em diversas unidades, como a Polícia Civil de Iguatemi, a sede da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária e a Colônia Penal Industrial de Maringá”, destacou o presidente do Conseg, Fernando Alves.
Este ano, o Conseg recebeu aproximadamente 500 categorias de produtos, totalizando mais de 15 mil itens. O bazar será uma oportunidade para a população adquirir produtos importados a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da segurança pública em Maringá.
ELEIÇÃO
A eleição para a nova diretoria do Conseg, que definirá a gestão do biênio 2025-2027, ocorrerá no próximo dia 14 de abril, das 16h30 às 18h30, na sede do conselho. A votação será por aclamação, já que apenas uma chapa se inscreveu para a disputa. A chapa, composta por membros da atual diretoria e voluntários que já atuam no conselho, será anunciada em breve.
De acordo com o edital, o direito ao voto é restrito aos voluntários cadastrados no Conseg, e precisam morar, trabalhar ou estudar em Maringá, além de ter, no mínimo, 18 anos, plena capacidade civil e boa reputação, conforme as exigências previstas no Estatuto da entidade e no Decreto que regulamentam o processo.
A eleição será acompanhada por uma comissão eleitoral, formada por representantes da diretoria do Conseg e das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil e a Polícia Militar, para garantir que o pleito transcorra conforme as normas estabelecidas.
O conselho fica localizado no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, na Rua Vereador Basilio Sautchuck, nº 388, 1º andar.
Da Redação
Foto – Reprodução