
A Secretaria de Segurança Pública anunciou, ontem, a convocação de 35 novos agentes para integrar a Guarda Civil Municipal (GCM), visando reforçar a segurança nas ruas e espaços públicos. Com a chegada desses novos profissionais, o efetivo da guarda será ampliado em 21%, alcançando a marca de 200 agentes.
A convocação, que foi feita pelo prefeito Silvio Barros, tem como objetivo garantir maior presença da GCM e fortalecer as ações de monitoramento e prevenção de crimes em toda a Cidade.
Barros ressaltou que, com a convocação, o município cumpre a promessa de completar o quadro da GCM, número que nunca havia sido atingido antes e também anunciou novas estratégias de segurança, como, a implementação da Muralha Digital, um sistema de monitoramento que tem gerado bons resultados em outras cidades, ajudando a reduzir as ocorrências de crimes.
Os novos agentes passarão por um curso de formação, ministrado na Escola da Guarda Civil Municipal, para estarem preparados para atuar diretamente nas ruas.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, explicou que os novos agentes receberão treinamento especializado para garantir a efetividade nas ações de policiamento e vigilância.
O deputado estadual Delegado Jacovós, presente no evento, parabenizou a iniciativa e destacou a importância das melhorias na segurança pública no município.
MAIS SEGURANÇA NA UEM
Nesta semana, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou a instalação de novos monitores na central de câmeras de segurança, como parte de um projeto de modernização do sistema de vigilância da instituição.
Com investimento de R$ 8,8 milhões, a expansão inclui a instalação de 1.746 câmeras de segurança em todos os campus da UEM, sendo 735 no campus sede e 457 no Hospital Universitário (HU).
O novo sistema de monitoramento tem como objetivo aprimorar a segurança da comunidade acadêmica e reforçar a prevenção de crimes, especialmente nos espaços mais críticos da universidade.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destacou a importância do investimento, afirmando que a modernização das câmeras e da central de monitoramento permitirá maior agilidade nas respostas a incidentes e melhor acompanhamento das atividades na instituição.
Além disso, segundo ele, a ampliação do número de câmeras vai proporcionar uma cobertura mais ampla e precisa dos locais.
O sistema de câmeras da UEM, implementado em 2018, já mostrou resultados expressivos, com uma redução de 70% nas ocorrências de crimes, como furtos e colisões de veículos. A expansão está prevista para ser totalmente instalada até outubro de 2025.
Alexia Alves
Foto – Reprodução