Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NAS RUAS

Os números exibidos na coletiva sobre segurança, ontem na prefeitura, arrepiaram. Das 208 abordagens a pessoas nas ruas de Maringá, 78 resultaram em encaminhamentos para a delegacia de polícia.

REAL

Ou seja, 1 em cada 3 abordados tinha contas para acertar com Justiça. Uns fugitivos, outros com situações criminais para ser esclarecida, outros que não carregam documentos de identidade, etc.

MALANDRAGEM

O que todos os suspeitos têm em comum é a escolha de permanecer “morando na rua”. Inclusive sem meios honestos de subsistência. Uns roubam, outros traficam, outros esmolam.

VIOLENTOS

Outro fator comum: o envolvimento com a violência que exige a presença da polícia todos os dias. De anteontem para ontem, houve inclusive uma morte por linchamento.

VERSÕES

Dizem que o massacrado estaria tentando estuprar uma mulher. Outra versão: ela gritava esse tipo de agressão para tomar dinheiro ou drogas do suposto agressor.

ESPANCADO

Na mesma noite outro “da rua” foi socorrido no centro, perto do Terminal. Estava muito ferido, ensanguentado, depois de agredido por vários sujeitos também “moradores de rua”.

MAIS AGENTES

A Secretaria de Segurança Pública do município anunciou ontem a convocação de mais 35 agentes para a Guarda Civil Municipal. O objetivo é aumentar o pessoal na rua.

CONTINGENTE

Com esses a Guarda Civil Municipal chega a 200 integrantes. E além do reforço, ganha especialização. Uma turma já está sendo treinada para o trabalho nas ruas usando motocicletas.

E AÍ?

Uma dúvida paira no ar em milhares de escolas. Quem é responsável pela guarda dos telefones celulares proibidos? Já está demorando aparecer bandido para roubar todos os celulares reunidos!

ESPAÇO

Para necessidades dos alunos, algumas escolas criaram “celulódromos”. Onde os alunos podem manter contato comprovadamente necessários com os pais ou responsáveis, chamar um táxi, etc.

PELO ESTÔMAGO

O novo golpe de estelionato pega aposentados pelo órgão que o presidente Lula os tem maltratado. Telefonema comunicando que a pessoa foi integrada em um programa para receber gratuitamente, cestas básicas durante 18 meses.

DE “GRAÇA”

No momento da entrega o malandro grava dados, faz fotos, etc., sem nada cobrar. Mas depois usa o que colheu para fazer em empréstimo de trinta, quarenta mil em nome da vítima.

DESESPERO

As hostes petistas estão seriamente preocupadas com relação à próxima disputa pela presidência do Brasil. Em terceiro mandato, Lula enfrenta um desgaste que parece irrecuperável.

SEM SUCESSOR

É um descrédito tão grande que atinge inclusive a primeira-dama, Janja, a deslumbrada. Ela inclusive está deixando andar colada no presidente. Deixou de comparecer à maioria dos eventos.

SOBRANDO

A última pesquisa de opinião pública castiga Lula. Diz que ele perderia uma disputa direta em campanha contra Bolsonaro. A “solução”, o adversário deverá ser preso. Mas Lula perde também para Michele!

COMPARTILHE: