Maringá foi premiada pela maior taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental entre todos as cidades paranaenses com mais de 200 mil habitantes. A premiação foi realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR). Além disso, é a oitavo município brasileiro com o melhor resultado no indicador.
A premiação ocorreu na última quinta-feira, ao longo do Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR, em Foz do Iguaçu. Na rede municipal de ensino de Maringá, 80,5% das crianças atingiram o patamar de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Com o resultado do Indicador Criança Alfabetizada, o município já superou a meta prevista para ser cumprida até 2030 e atingiu o nível 5 de alfabetização, o máximo definido pelo Inep.
Além do prêmio pelo melhor resultado de alfabetização, Maringá foi premiada pela nota conquistada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Cidade teve nota 7,2 nos anos iniciais do ensino fundamental e tem a melhor nota entre as cinco maiores cidades do Estado.
“Estamos à frente da maior parte das cidades brasileiras e com avanços significativos na educação maringaense nos últimos anos. A premiação é resultado da transformação que realizamos na rede municipal de ensino, com a valorização dos profissionais, materiais pedagógicos de excelência e a implantação de uma educação inovadora e tecnológica”, diz o prefeito Ulisses Maia.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo participou do Fórum Estadual Extraordinário da Undime. “A gestão municipal, além do investimento em grandes obras, equipamentos inovadores e ampliação da oferta de vagas na educação infantil e ensino integral, investiu na formação dos professores e na garantia de um ambiente para valorização de todos os servidores, o que potencializou nossos resultados.”
Da Redação
Foto – Reprodução