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Motivação para tempos difíceis

Tem sido um grande equívoco cometido pelo mercado, pessoas, profissionais e empresas quando tratam do assunto 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎. É certo que esse conceito vem pelo preconceito de trabalhos que já viram, palestras de humor, quase um standup mas sem nenhum conteúdo ou ainda alguns shows de mágicas sem ligação alguma com conteúdo.

Reconheço que existem colegas de profissão ótimos nesta área que encantam plateias e tem conteúdo, mas não estou me referindo a eles. Então eventualmente eu ouço, quero comprar a palestra mas não quero que fale a palavra 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 como se ela viesse carregada com todos estes estereótipos. Olha, dizer que “está apaixonado” quando tudo está indo bem, é 𝐌𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐅Á𝐂𝐈𝐋.

Vá perguntar para alguém que fez sucesso, que empreendeu recentemente e fez sucesso se estava tudo bem, se ele saiu gastando dinheiro antes de ganhar. Ora, talvez 1% dos novos empreendedores consigam um dia ser uma GRANDE PLATAFORMA ou um 𝐅𝐚𝐜𝐞𝐛𝐨𝐨𝐤 da vida, mas a grande maioria, meus amigos, é sangue, suor e lágrimas. É muito risco, muito trabalho e pouco ego. O negócio é ter duas gavetas, uma que entra dinheiro e outra que sai. Se sair mais que entra, está quebrado. Se entrar muito e o que sai em relação ao que entra for irrisório, tem que partir para usufruir também.

A regra do jogo é que 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 é para todas a horas.

Tem gente que esquece que tem que 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀𝐑 a equipe quando tudo está bem. E outros ainda só 𝐓𝐑𝐄𝐈𝐍𝐀𝐌 𝐄 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀𝐌 quando tudo está mal. No Brasil, a maioria dos negócios quebram nos primeiros 5 anos, ou seja, 60% quebram até antes deste prazo. Por quê? Falta de 𝐅𝐎𝐂𝐎 𝐧𝐨 𝐍𝐄𝐆Ó𝐂𝐈𝐎. Não adianta querer montar um negócio e ir para as baladas, happy hours, comprar roupas novas e de grife, viajar deixando a empresa esperando você voltar enquanto gasta o dinheiro dela.

Estamos sempre esperando dias melhores, fervilhando a cabeça em criatividade e coisas a fazer e sempre esperando a tempestade passar e remoendo o que posso contribuir no mercado. Bem, volto a dizer, estar apaixonado quando tudo está bem é muito fácil. Agora é a hora da sua 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 e de você mudar seus 𝐏𝐀𝐑𝐀𝐃𝐈𝐆𝐌𝐀𝐒 tanto para o momento atual quanto nos dias futuros fazendo a máquina andar novamente. Deixe as suas esperanças moldarem o seu futuro e não as suas dores.

𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀𝐑 a equipe também é o principal papel da 𝐋𝐈𝐃𝐄𝐑𝐀𝐍Ç𝐀, afinal, você pode não pegar na massa mas tem que entender da massa. Em tempos de estarmos acostumados com carro voando, robôs fazendo trabalhos dos humanos, ChatGPT para tudo quanto é lado ainda não aprendemos a lavar as mãos, usar álcool gel e coisas básicas para evitarmos milhões de doenças. Então vamos usar desta metáfora e usarmos o melhor de nossos pensamentos, reaprendendo a aprender, do básico ao complexo, mas com a 𝐇𝐔𝐌𝐈𝐋𝐃𝐀𝐃𝐄 que tivemos que aprender na marra nestes dias de MERCADO DIFÍCIL, seja fazendo uma tarefa simples em casa ou arquitetando um novo negócio para dias melhores. Concluindo, se uma pessoa perder a 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 ela perde tudo, desde o que faz no presente ao que pode construir para o seu futuro.

Já vim de terras atrasadas, já passei por terras arrasadas, já estive no topo, já caí para o sopé, já voltei para o topo. Creio que a 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 é olhar o passado como referência, o presente como qualidade e o futuro como esperança, sempre com Deus! Creia mais na PROVIDÊNCIA do que em meras CONSEQUÊNCIAS. Lembre-se, o modo COMO você diz é tão importante quanto O QUE você diz. O emocional da 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎  como se fosse vida é ser corajoso mesmo que não seja. Quando você finge ser, ninguém irá notar a diferença. Quantas vezes na minha vida enfrentei o palco assim, afinal, não nasci com um microfone na mão. Busque oportunidades e não apenas segurança e quando enfrentar uma tarefa difícil, aja como se fosse impossível fracassar. Um barco no porto está seguro, mas se ficar lá o tempo todo, o fundo vai apodrecer.

𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐀ÇÃ𝐎 é ter iniciativa para melhorar. Ideias somente não funcionam, é preciso AÇÃO. Sim, ter motivos para ação faz toda a diferença. Finalizo  aqui com o que sempre trabalhei, ATITUDE, a palavra mais importante do dicionário.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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