QUEM TRABALHA?
Final de ano chegando, ainda não apareceu o mapa de produtividade dos vereadores de Maringá. Não é muita. Dias atrás o presidente Mário Hossokawa estava fazendo triagem para conseguir matéria que justificassem uma boa sessão.
É ELA!
Antes mesmo de aparecer – se acontecer – a tal estatística de produtividade, muita gente tem como certo que quem mais trabalhou na formulação de documentos em prol da população foi a vereadora Ana Lúcia. Ela não brinca em serviço.
ASSESSORIA
Tanto leva a sério o trabalho de vereadora que – dizem fontes confiáveis – terá como auxiliar direto a partir de 2025 o atual chefe de Gabinete de Ulisses Maia, Domingos Trevisan. O jornalista também não brinca em serviço.
EXECUTIVO
As mesmas fontes afirmam que Ana Lúcia prepara voos maiores. Quer tentar ser deputada estadual daqui a dois anos. E depois vai disputar a Prefeitura de Maringá.
É O JEITO
O vereador Belino Bravin é uma figura interessante. Entre outros aspectos, a habilidade de falar, brincando, as verdades que nos fazem pensar. Por exemplo: que o filho Júnior (eleito vereador), fez apenas 200 votos: “Os outros mais de 2 mil foram meus!”
IDEM
Sobre o outro filho, Leandro, que trabalhou contra o irmão na eleição, Bravin diz que fez “uns 300. O resto foi meu!”. Cá entre nós, vereador e político experiente, Bravin está coberto de razão. Não usassem o nome do pai como escada, os “meninos” não chegariam a lugar nenhum.
MAIORAL
A verdade é que os números aventados pelo pai são bondosos com os ”meninos” do clã Bravin. Júnior fez 2.167 votos, Leandro 1.492, total 3.659 votos; na eleição anterior (2020) o pai fez sozinho, seu o auxílio deles, 3.840 votos!
EMPREGOS
É incrível que haja tantos vagabundos incomodando os maringaenses. O Paraná é o Estado que mais oferece vagas de empregos. A Agência do Trabalhador de Maringá sempre tem mais de 1.300 vagas abertas, principalmente para mão de obra inexperiente.
CARÊNCIA
De acordo com o Sivamar, sindicato local de empresários, há uma carência permanente de pelo menos 2 mil trabalhadores em Maringá. Motivo do não preenchimento: muitos candidatos querem escolher principalmente salários acima da média do município.
APOIO
Eles se apertam financeiramente, as famílias sofrem, mas eles preferem fazer bicos aqui e ali, sobrevivendo com apoio de subsídios que o governo paga. Outro detalhe, mesmo desempregados, para cigarros e cachaça não falta dinheiro.
ATENTADOS
O Partido Liberal (PL) fez nota de repúdio aos “atentados” a bomba no início da noite de anteontem. Francisco Wanderley Luiz explodiu-se com artefatos toscos que trazia no carro, próximo do STF em Brasília.
POLÍTICO
Conhecido por “Tiu França” (com u mesmo) era conhecido como um pacato chaveiro de Rio do Sul (SC). A meses mudou para Brasília, conheceu as instalações do Planalto e explodiu as bombas. Pelo sistema atual, apesar de todo o primarismo da ação em que acabou suicidando, já se elabora teorias de uma “conspiração bolsonarista”.
INVESTIGAÇÃO
Como tem acontecido na arrevesada Justiça que vige hoje no país, está anunciado que o ministro Alexandre de Moraes vai “comandar as investigações”. Com aquela isenção que tem caracterizado o nosso tribunal maior, ampliando e reforçando ainda mais a caça àqueles autores dos atentados em Brasília.