Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MOVIMENTAÇÃO

O tabuleiro da política movimentou Maringá na noite de segunda-feira. Confirmada a desistência da candidatura a prefeito de Homero Marchese (Novo). E o vereador Adriano Bacurau desiste da reeleição e aceita ser vice de Evandro Oliveira (PSDB).

RAZÕES

Sem nenhum demérito, Homero foi coerente com relação às dificuldades: partido com quase nada de tempo eleitoral, parcos recursos, nenhum bom vice aglutinador à vista. Deve se guardar para deputado ou deixar a política.

RECUO

Outro que recuou, mas pela disputa da prefeitura de Curitiba, foi um ex-governador, deputado federal Beto Richa (PSDB). Também coerente: de alta só tinha mesmo a rejeição nas pesquisas de opinião pública. Vai apoiar Eduardo Pimentel.

CONSTRUTIVOS

Aqui Bacurau (PSDB) gostou da proposta de Evandro Oliveira, um candidato a prefeito de perfil construtivo, administrador que fala em elevar o nível de Maringá e dos maringaenses. Uma boa união, já que o edil representa a juventude, o povo da periferia.

GALERIA

De volta à disputa política pelas 23 cadeiras da Câmara de Maringá, ex-vereadores conhecidos: Geremias Vicente da Silva, Heine Macieira, William Gentil, José Miguel Grillo, Odair Fogueteiro, Luiz Carlos Pereira, Jacira Martins, Valdir Pignata, Luciano Brito.

SERÁ?

Os pastores pregam que “os últimos serão os primeiros”. Se funcionar na política, o pastor José Aparecido Santos (Mobiliza) foi o último dos cinco candidatos a confirmar candidatura a prefeito de Maringá, tendo Laerte Licci como vice.

TUDO DE CIMA

Sobre as razões da candidatura e proposta de governo ele “pastoreia”. Credita tudo a direcionamento de Deus. Desde levá-lo à disputa, ao que proporá e o que seu material de campanha apresentará para o eleitorado.

OS NOMES

Ficaram então, definidos os nomes dos candidatos e respectivos partidos que disputarão a sucessão de Ulisses Maia: Evandro Oliveira (PSDB), Silvio Barros (PP), Edson Scabora (PSD), Humberto Henrique (PT) e José Aparecido dos Santos (Mobiliza).

DARIA TV?

Lembrando que os debates eleitorais de primeiro turno não seriam realizados pela dificuldade de acomodar, coordenar e conseguir resultados esclarecedores com cerca de 10 candidatos amontoados em estúdio, com diminuição para os atuais 5, seria possível? Ou prevalece a versão de que alguns querem evitar desgaste?

PROBLEMAS CITADINOS

Mesmo com mais de cem obras de prédios residenciais em andamento, os aluguéis são caros em Maringá. O trânsito está cada dia pior pelo excesso de veículos, a poluição sonora e o pó também são motivo de reclamações diárias.

OLHO NO FUTURO

Ontem a Câmara Municipal aprovou em segunda discussão um de muitos projetos que visam minimizar essas consequências do progresso focado em construir. Visa facilitar a construção de prédios populares com até 50% de garagens em relação ao número de apartamentos.

PREÇO E MEIO AMBIENTE

Com visão de futuro o vereador Alex Chaves diz que não podemos construir uma cidade cara e poluída a ponto dos nossos filhos e netos não poderem morar aqui. Começando pelo menor número de garagens; nas grandes cidades já é comum a opção de não ter carro.

CUSTOS

Segundo ele, a nova norma possibilitará às pessoas adquirirem apartamento com ou sem garagem, estes com custo R$ 30 mil a R$ 50 mil menor. “Precisamos dar opções. Por que alguém que opta por moto ou bike precisa comprar um apartamento com garagem? Ele custa mais!”, conclui o vereador Alex Chaves.

PONTE INTERDITADA

Aviso do DER aos moradores da região que utilizam a ponte sobre o Rio Ivaí na PR-457 entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Ela será interditada do dia 26 próximo até o dia 10 de outubro para diversas obras necessárias. Rotas alternativas: PR-317 passando por Floresta e Engenheiro Beltrão, ou pela PRC-466, passando por Borrazópolis e Lidianópolis.

COMPARTILHE: