O município com os programas Maringá Conectada e Edital de Inovação de Maringá é uma das 20 prefeituras do Noroeste Paranaense que foram selecionadas pela Rede Cidade Digital (RCD) para o recebimento do título de Prefeitura Inovadora 2024 durante o Fórum de Cidade Digitais e Inteligentes da região que acontece quarta-feira, em Maringá.
As demais prefeituras são: Apucarana; Astorga; Atalaia; Floraí; Lobato; Mandaguaçu; Faxinal; Mandaguari; Paiçandu; Marialva; Santa Fé; Ariranha do Avaí; Borrazópolis; Cambira; Grandes Rios; Ivaiporã; Jardim Alegre; Mauá da Serra; e São Pedro do Ivaí.
Para a seleção das Prefeituras Inovadoras, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão (2020-2024) e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município (confira os selecionados abaixo). “O reconhecimento valoriza os gestores municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
PROGRAMAS
A Maringá Conectada prevê a implantação de pontos de wi-fi gratuito em praças, parques, serviços de assistência social do município, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do Meu Campinho, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias municipais, entre outros.
Com conexão feita por fibra óptica, os pontos de internet terão velocidade de 500MB, 750MB e 1GB. A variação dependerá do tamanho de cada espaço. Para manter a estabilidade da rede, o sistema terá 1.550 antenas (access point), com a capacidade de comportar 20 mil acessos simultâneos. Cada ponto terá equipamentos exclusivos (modems e roteadores) e espaços maiores terão mais de uma antena instalada.
Já o edital de inovação garante benefícios às empresas com projetos inovadores que demonstrem vantagem competitiva e geração de empregos e que emitem notas fiscais eletrônicas de serviços.
O mesmo devolve até 40% em benefício fiscal no Imposto Sobre Serviços (ISS) a pagar. As empresas aprovadas terão o prazo de um ano para execução dos projetos e devem fazer prestação de contas regularmente.
EVENTO
O evento, promovido pela RCD com o apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (AMUNPAR), reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O encontro acontece no Paço Municipal da cidade canção.
Além de modelos nos municípios e políticas públicas, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela eMaster, Portal de Compras Públicas, Ingá Digital e GR8/App Mobby Cidade.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, membros de entidades/universidades e podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Da Redação
Foto – Reprodução