Maringá terá no dia 18 deste mês a Caminhada da Natureza, organizada pela Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet. Além disso, outras cidades como Engenheiro Beltrão, Terra Rica, Antônio Olinto, Juranda, Mandaguaçu, Mandirituba e Pontal do Paraná também terão a caminhada neste mês.
Em Maringá, no mesmo dia, o Circuito Águas do Pirapó convida até 5 mil pessoas para percorrer estradas rurais a partir do Biotec Unicesumar, ao lado dos Arautos do Evangelho. São 11 quilômetros de percurso dentro de propriedades rurais, dando ao caminhante a experiência de mergulhar na tradição pé vermelha.
O evento será das sete às 15 horas, idade mínima do participante é de seis anos, esforço é considerado moderado, haverá orientação do percurso, com caminhos e cruzamentos bem definidos, a condição do terreno é considerado como piso irregular, o trajeto é composto por trilhas e estradas, haverá banheiros químicos, e em caso de chuva forte o evento será cancelado.
A orientação é de que se leve garrafa de água, a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível. Será servido café da manhã e almoço com pagamento antecipado via PIX e não haverá carro de apoio no evento.
As Caminhadas da Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e executada pelo IDR-Paraná. Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atitude. No ano passado, 97 circuitos das Caminhadas da Natureza atraíram 63 mil pessoas, que injetaram aproximadamente R$ 1,6 milhão na economia dos municípios.
De modo geral, todas as caminhadas têm pontos de água, banheiros disponíveis, carros de apoio, cadernetas para carimbo no final do trajeto e os serviços de café da manhã, almoço e feira de produtos da agroindústria familiar e artesanatos.
O IDR-Paraná e as prefeituras ajudam a organizar os roteiros e realizar os circuitos, o que fomenta a economia de pequenas propriedades rurais das cidades envolvidas. O projeto também tem apoio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná.
Da Redação
Foto – Reprodução