A Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou na última terça-feira os editais de homologação das inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD 2024. Os dois concursos somam mais de 10,8 mil candidatos, que farão provas no dia 14 de julho.
Foram homologadas as inscrições dos vestibulandos isentos e daqueles que fizeram o pagamento da taxa de inscrição até a última sexta-feira, segundo o prazo definido pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU). As listas com os nomes dos inscritos estão disponíveis no site da CVU e no aplicativo App Vestibular UEM.
Candidatos que pagaram a taxa de inscrição até a data-limite e não tiveram a inscrição homologada devem enviar recurso para o e-mail vestibular@uem.br até hoje, acompanhado do comprovante de pagamento da taxa.
O Vestibular de Inverno 2024 recebeu 10.580 inscrições para os mais de 70 cursos de graduação da UEM. No total são 1.108 vagas, distribuídas entre seis câmpus da instituição, em Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
A quantia total de inscritos representa um aumento de 20% em relação ao último concurso feito pela Universidade. Na ocasião, 8.797 pessoas se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023.
Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros, ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Quase 2,8 mil inscritos, ou 26% do total se candidataram ao Vestibular de Inverno 2024 por meio do sistema de cotas.
O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 candidatos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas também estão Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).
Assim, por causa da eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não justamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado de modo positivo no aproveitamento das vagas oferecidas. No Vestibular de Verão 2023 94,8% das vagas foram preenchidas.
Já o Vestibular EaD 2024 teve 307 inscrições homologadas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM.
A quantidade de inscritos e o índice de candidatos por vaga de todos os cursos do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024 podem ser consultados no site da CVU, bem como demais informações sobre os concursos. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.
Da Redação
Foto – Reprodução