Equidade
A Fenatran, maior encontro para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da América Latina, promove a 3ª edição do Fórum de Mulheres no Transporte e Logística. O evento ocorrerá no dia 7 de novembro, reunirá painéis, palestras e cases de sucesso que promovem a equidade no TRC e na logística.
Campanha
Encerrou nesta sexta-feira (14) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, iniciada em 27 de maio com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do público-alvo: crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que manterá as doses disponíveis em todas as unidades de saúde, mesmo após o término da campanha.
Julgamento
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu pelo desaforamento do julgamento do ex-policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, réu pelo homicídio do petista Marcelo Arruda, em 2022. O júri popular, que deveria ocorrer em Foz do Iguaçu, onde o crime aconteceu, será transferido para Curitiba.
Cursos EaD
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com inscrições abertas para o processo de transferências externas de cursos EaD para o ano de 2024. São 520 vagas disponíveis em diversos polos de apoio presencial em todo o Paraná. As inscrições vão até o dia 17 de junho, de maneira online, na página de transferências externas Ead da Prograd.
Fábrica da Ambev
O governador Ratinho Júnior (PSD) visitou a nova fábrica de garrafas da Ambev que está com 80% das obras executadas, num investimento de R$ 870 milhões. A planta vai ampliar a oferta de cervejas premium da empresa e consolida os Campos Gerais como um dos principais pólos cervejeiros do País.
Fábricas
Semana passada, Ratinho Júnior participou da inauguração da Maltaria na região dos Campos Gerais, que recebeu investimentos de R$ 1,6 bilhão de seis cooperativas. Ponta Grossa conta ainda com plantas da própria Ambev e da Heineken. Cerca de 2 mil pessoas trabalharam somente na construção da fábrica de garrafas, que tem previsão de gerar 170 empregos diretos para Carambeí e até 2 mil empregos considerando toda a cadeia.
Deoclécio neles!
O empresário Deoclécio Duarte se filiou ao Avante e colocou o nome à disposição para disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu. Duarte tem realizado um trabalho social em apoio às famílias a fazer reformas e construção de rampas de acesso nas casas nos bairros. O empresário aponta como fundamental ao próximo prefeito está na garantia o acesso e qualificação dos serviços de saúde pública à população, o que considera o grande principal gargalo da cidade. O Avante já sinalizou aos demais partidos que está aberto às coligações e alianças nas eleições de outubro até na condição de vice-prefeito.
Devolva também
A Faep pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devolva também os artigos que delegam às prefeituras a decisão referente ao Imposto Territorial Rural presentes na MP 1227. Pacheco já devolveu ao governo federal a parte que tratava da limitação do uso de créditos de PIS e Cofins. Segundo a federação, deixar a decisão a cargo de cada prefeitura causa falta de uniformidade na aplicação das normas e reduz a possibilidade de discussões administrativas. A Faep encaminhou o pedido aos deputados federais e integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária.
Hotel Fazenda
A Fecomércio inaugurou o Sesc Cascavel Hotel Fazenda. Em uma área de mais de um milhão de metros quadrados na BR-277, o hotel tem 16,7 mil m² com 60 apartamentos, restaurante para 250 pessoas, bar, café e piscina. O complexo esportivo tem espaço fitness, ginásio poliesportivo, quadras de tênis, futebol e vôlei de areia, playground, redário e bicicletas. As opções incluem cinema, home theater, sala de jogos, brinquedoteca, loja de souvenirs. Um dos destaques é o Centro de Convenções para 500 pessoas, completo com camarins, Sala VIP e Business Center.
Pedido
A PGE pediu que a Polícia Civil investigue a invasão de manifestantes na Assembleia Legislativa no dia 3 de junho, durante protestos contra a votação de projeto que libera a terceirizar a gestão administrativa de 204 colégios estaduais. A proposta foi aprovada pelos deputados e sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD). Segundo a Secretaria Estadual de Educação, consultas públicas serão realizadas nas instituições de ensino, que vão decidir se querem adotar o modelo.
Vacinação nas escolas
O presidente Lula (PT) sancionou a lei que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O principal alvo são os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. As escolas que recebam recursos públicos devem participar do programa. As escolas particulares também podem participar.