Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’, Maringá vai sediar na próxima semana, entre terça-feira (18) e sexta-feira (21) os Jogos de Integração do Idoso (JIIDO). Ao todo 700 atletas de 43 municípios da região vão participar do evento em 10 esportes diferentes.
Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, com apoio da gestão pública. É a primeira vez desde quando foi criado, em 1995, que o evento ganha uma edição fora do Litoral.
A abertura dos jogos será na terça-feira, às 17h30, no Ginásio Valdir Pinheiro. Os Jogos de Integração do Idoso não são voltados para a competição, porém, para estímulo da atividade física e esportiva, proporcionando a convivência e momentos de lazer. A programação é organizada em oficinas para que os idosos possam vivenciar diferentes práticas esportivas.
Os atletas de Maringá e região se inscreveram previamente e vão participar de atividades em 10 esportes: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago. A programação do evento também engloba momentos de lazer, como um jantar especial e bingo. A programação completa pode ser encontrada no site da prefeitura.
Maringá foi escolhida como o primeiro município para sediar a edição regional do evento, que sempre foi em Guaratuba desde a criação. Maringá é destaque em políticas públicas voltadas aos idosos e foi oficialmente certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′ pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A Cidade foi bem avaliada pelos espaços ao ar livre, habitação, edifícios, transporte, participação social, respeito e integração social, participação cívica, comunicação e informação, serviços de saúde ofertados, entre outros.
O município tem a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade. Hoje, às 10h, a administração pública inaugura o novo Centro Dia da Pessoa Idosa Geralda de Andrade Maia. O lugar oferecerá atendimento para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social no decorrer do dia, com várias ações voltadas ao desenvolvimento, socialização e segurança. A cerimônia de inauguração será no Centro Dia da Pessoa Idosa Geralda de Andrade Maia, que fica na rua das Primaveras, 142, Parque do Horto.
Da Redação
Foto – Reprodução