Início Colunistas  Não tente vencer sozinho: busque sua rede de apoio

 Não tente vencer sozinho: busque sua rede de apoio

Como você reage às dificuldades? Você busca ajuda ou você se isola? O escritor e pesquisador Shawn Achor, autor do livro “O jeito Harvard de ser feliz”, oferece um conselho poderoso. Ele diz: “Quando deparamos com uma ameaça ou problema inesperado, a única maneira de nos salvar é nos agarrar às pessoas ao nosso redor e jamais soltá-las.”

O escritor lista inúmeras provas científicas que confirmam algo que já suspeitamos: fica mais fácil superar as dificuldades quando contamos com uma rede de apoio.

Na vida da gente, enfrentamos diversos desafios – sejam eles profissionais, pessoais ou emocionais. Às vezes, as coisas ficam tão difíceis que tudo que gostaríamos de fazer é sumir. Sumir, desaparecer. E como não dá pra sumir do mapa, tentamos nos virar… Frequentemente, tentamos lidar com os problemas por conta própria.

Porém, como aponta Shawn Achor, quando tudo fica difícil, precisamos recorrer à nossa rede de apoio. Mas o que significa não se isolar, mesmo que a vontade seja ficar longe de tudo e de todos?

Antes de responder essa perguntinha, preciso ressaltar: é fácil nos fecharmos e nos isolarmos justo no momento em que mais precisamos recorrer aos outros. E isso acontece porque não queremos nos expor, nos mostrarmos fracos, fragilizados. O problema é que, quando nos isolamos, privamos a nós mesmos do apoio emocional e psicológico que é essencial para superar crises.

Segundo Shawn Achor, as pessoas mais bem-sucedidas, em vez de se voltarem para dentro de si, elas se aproximam ainda mais de sua rede social de apoio. Ter uma rede de apoio não apenas nos ajuda a lidar com problemas imediatos, mas também fortalece nossa resiliência a longo prazo.

Mas, entenda, para não se isolar é preciso ser verdadeiro, ser autêntico. Tem gente que acha que, para se aproximar, precisa usar máscaras. Não, não funciona. Para contar com uma rede de apoio é preciso se permitir ser vulnerável, buscar ajuda e compartilhar suas emoções.

E o que é uma rede de apoio?

Uma rede de apoio é composta por amigos, familiares, colegas de trabalho, mentores, sua comunidade religiosa. Uma rede de apoio é a sua turma; são pessoas que oferecem suporte emocional, prático e espiritual. Elas nos fornecem um senso de pertencimento e nos lembram de que não estamos sozinhos em nossas lutas.

Entenda: precisamos das pessoas; elas precisam de nós. Portanto, quando precisar de ajuda, reconheça esta necessidade. Aceita que está sobrecarregado e não se isole.

Não espere as pessoas oferecerem ajuda. Em vez disso, dê o primeiro passo para se conectar com alguém de confiança. Verbalize suas necessidades. Supere a vergonha, vença o orgulho e diga: preciso de socorro!

Pode ser uma ligação, uma mensagem de texto ou um encontro pessoal. Compartilhe seus sentimentos e permita-se ser vulnerável. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza; só corajosos pedem ajuda; só os humildes pedem socorro. 

Mas não esqueça de, hoje, construir e fortalecer suas conexões sociais. Não deixe pra depois aquilo que mais importa. Pessoas importam. 

Nos tempos de tranquilidade, plantamos sementinhas para contar com uma rede de apoio nos tempos difíceis. Cultivamos hoje para que as relações estejam fortes, fortalecidas, quando os momentos difíceis chegarem – e eles vão chegar.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: