O Governo do Estado abriu na última segunda-feira as inscrições para as duas próximas etapas do Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial: o primeiro será em Londrina no dia 20 deste mês e o segundo em Maringá no dia 21, no auditório do bloco B-33 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a abertura às 13h30 e encerramento às 17h15. As inscrições devem ser realizadas por meio da internet.
O intuito dos encontros, realizados pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) é reunir lideranças, entidades da sociedade civil organizada, empresários locais e academia em torno dos instrumentos de planejamento que visam o desenvolvimento territorial e o monitoramento de políticas públicas.
Os Fóruns, que vão abranger todas as 15 regionais do programa Paraná Produtivo são realizados pela SEPL, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Sebrae-Paraná, Paraná Projetos, Paraná Produtivo e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).
PLANEJAMENTO DETALHADO
Ao longo dos eventos a equipe da SEPL detalha o trabalho feito pela pasta, como o Programa Paraná Produtivo, que já reúne 14 das 24 secretarias estaduais e que na segunda fase expandiu o alcance com governanças em todas as 15 regiões, compreendendo as 399 cidades do Estado.
Criado em 2021, o programa identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios, tendo como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas.
No evento também é apresentado à plateia o Observatório de Planejamento, desenvolvido em conjunto com a SETI e lançado em abril. O foco dessa ferramenta é a melhoria frequente dos instrumentos de planejamento disponíveis, promovendo uma gestão mais eficaz e transparente, alinhada com as necessidades e demandas da sociedade.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também participa com palestras do secretário Aldo Bona e do diretor-geral Jamil Abdanur Júnior. Eles apresentarão as atividades da pasta e as atitudes da Ageuni.
Os fóruns contam também com a participação do consultor internacional colombiano Jean Edouard Tromme, que ministrará a palestra “Medellín: Um modelo de transformação territorial”, em que compartilha a experiência da cidade latino-americana que tem alcançado reconhecimento nas áreas de mobilidade urbana e de ampliação da qualidade de vida nos municípios.
Da Redação
Foto – Reprodução