A 175 quilômetros de Maringá, Porto Rico, localizada na chamada Costa Noroeste do Paraná, desponta como um dos lugares preferidos de lazer para os moradores dos municípios próximos, que escolhem a cidade como segunda residência adquirindo casas e embarcações que movimentam as águas do rio Paraná.
Informações coletadas através no r Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o município possui mais embarcações registradas do que veículos e habitantes. Com uma frota náutica estimada em 3,5 embarcações, 3.182 moradores e 2.193 automóveis, ônibus e caminhões, a cidade ‘abraça’ sua vocação náutica, impulsionada pelo desenvolvimento do turismo e dos investimentos em diversos setores.
O título de “Dubai Paranaense” e “Miami do Sul” não é exagero para Porto Rico, mas sim reflexo da realidade palpável que se vive em suas praias de água doce, areias brancas e mata atlântica intocada – com natureza exuberante. O ‘boom’ turístico tem atraído olhares de investidores nacionais e estrangeiros para empreendimentos de alto padrão como condomínios fechados e resorts.
Segundo a Associação Comercial e Industrial de Porto Rico (Acip), nos últimos cinco anos a cidade recebeu cerca de R$ 600 milhões em investimentos imobiliários. Novas empresas, especialmente ligadas ao setor da construção civil, têm surgido impulsionando a criação de empregos e a oferta de serviços. Ainda de acordo com a Acip, o número de empresas abertas no município saltou de 60 para 100 em quatro anos, acompanhado pela abertura de novos estabelecimentos comerciais como supermercados, farmácias, hotéis e restaurantes.
Com um desenvolvimento tão promissor, Porto Rico se firma como um ‘farol’ de oportunidades em um horizonte de expansão econômica e turística. O secretário de Turismo de Porto Rico, Murilo Gois, complementa que a alta demanda impacta em diversas obras. “Estamos tendo uma transformação na cidade com obras que estão transformando a infraestrutura, como a revitalização da orla e a readequação de galerias pluviais”, explica. Atualmente, a cidade tem seis pousadas e um resort, que somam aproximadamente 100 acomodações, além de um grande número de casas de aluguel para temporada.
André Buzzo, diretor da Aruna Urbanismo Arte, integra um grupo de empresários do setor que acredita e investe há mais de uma década no potencial turístico e econômico de Porto Rico. “A cidade se transforma, a cada dia, para atender essa nova demanda turística e se tornar um dos destinos turísticos mais procurados do país”, conclui Buzzo.
Carina Bernadino
Foto – Reprodução