Início Destaques do Dia Região de Maringá ganha nova rota turística

Região de Maringá ganha nova rota turística

default

Um novo roteiro de turismo rural da região de Maringá foi lançado na última quarta-feira na Expoingá. Nomeada de “Turismo Rural em Rota”, a atitude é fruto de um trabalho conjunto do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e o Sindicato Rural de Maringá, com o apoio da Sociedade Rural de Maringá e da prefeitura.

Nove propriedades já estão sendo atendidas, devidamente identificadas como integrantes do roteiro, seguindo com o trabalho de preparação para que as demais sejam inseridas. O lançamento ocorreu ao longo do IV Fórum de Turismo Rural na feira agroindustrial.

A “Turismo Rural em Rota” reúne propriedades próximas, que tenham atrações com potencial para constituir um trajeto de passeio e lazer aos visitantes. As ações para criar essa nova rota iniciaram em agosto de 2022, com a identificação e o preparo das propriedades para essa atividade, além de iniciativas para dar visibilidade, facilitando o acesso à informação para os visitantes. 

Os produtores são acompanhados por técnicos do IDR-Paraná, recebem capacitação e orientações, desde como melhorar a apresentação e a divulgação do lugar.

Segundo a extensionista local do IDR-Paraná, Daniele Bertaglia Vieira Begosso, a nova rota também diminui o isolamento das propriedades mais distantes. “Estamos trabalhando nestas propriedades há um ano e meio. Capacitamos os agricultores e formatamos os espaços para que possam receber o turista da melhor forma possível. E agora vamos trabalhar para divulgar as propriedades, inclusive as mais distantes, que também oferecem belos atrativos turísticos.”

REGIÃO TURÍSTICA 

Maringá é o polo da região turística Encantos dos Ipês, que se destaca pela riqueza histórica e pela beleza das floradas da árvore símbolo. O conjunto de 31 cidades oferece uma paisagem onde convivem, de modo sustentável, o progresso socioeconômico e a preservação e conservação da natureza. 

Assim, o turista encontra espaço para contemplar igrejas, santuários e templos famosos pela grandiosidade e requinte da arquitetura, para praticar esportes e degustar as mais expressivas cervejas artesanais premiadas do País, além de servir com opções de lazer para as famílias que querem estar em contato direto com as raízes, a tradição e os sabores do campo.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: