Ontem, no Teatro Calil Haddad, a Prefeitura de Maringá e o Consórcio Luz de Maringá assinaram contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de concessão dos serviços de iluminação. O consórcio Luz de Maringá é formado pelas empresas Enel X Brasil e Selt Engenharia Ltda.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito Ulisses Maia; do presidente da Enel X Brasil, Francisco Scroffa; do diretor do consórcio Luz de Maringá e Head B2G da Enel X Brasil, Carlos Eduardo Cardoso, além de autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
O consórcio será responsável, no período de 13 anos, pela prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a implantação, a expansão, a operação, a manutenção da rede de Iluminação Pública, bem como a modernização das lâmpadas da cidade por modelos de LED, mais eficientes e econômicos.
O investimento no projeto é de R$ 169 milhões, de acordo com o valor previsto no edital, com mais de 55 mil pontos de iluminação pública a serem modernizados em LED. O projeto prevê ainda a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município. A modernização dos 55 mil pontos de iluminação luminárias de LED vai proporcionar mais economia, segurança à população e promover o desenvolvimento sustentável com a redução da emissão de carbono.
O prefeito Ulisses Maia destacou que a PPP é um avanço histórico para Maringá e que vai garantir, além da economia e sustentabilidade, mais segurança e o bem-estar da comunidade. “Hoje começa uma nova etapa para Maringá, que se torna ainda mais inovadora, inteligente e sustentável. A PPP da iluminação pública representa o que há de mais moderno e eficiente e transformará todo o visual da nossa cidade. Nossos cartões-postais e espaços públicos estarão ainda mais iluminados, o que atrairá novos visitantes e incentivará a ocupação dos equipamentos públicos pelas pessoas. Além da economia em energia elétrica para o município, as novas lâmpadas em ruas e avenidas vão garantir mais luminosidade ao sistema viário e ampliarão a segurança para tráfego de veículos e pedestres”, afirmou.
Com a PPP, a economia anual poderá chegar a R$ 30 milhões para o município. O consórcio Luz de Maringá também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A fiscalização do serviço de iluminação pública segue com a Prefeitura de Maringá.
Com a assinatura da PPP com a Prefeitura de Maringá, a Enel X passará a gerenciar 341 mil pontos de iluminação pública no Brasil, em PPPs nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste. Maringá é o nono município brasileiro a assinar contrato para gestão de iluminação pública com a Enel X.
“As PPPs de iluminação pública trazem grandes benefícios para a população, tornando as cidades mais eficientes, seguras e inteligentes. Esta parceria com a Prefeitura de Maringá reforça o posicionamento da Enel X como referência em iluminação pública e cidades inteligentes. Estamos participando ativamente deste movimento de transformação dos grandes centros urbanos brasileiros, que, na prática, representa mais qualidade de vida para os cidadãos e eficiência na gestão de recursos públicos”, afirma Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.
Da Redação
Foto – Reprodução