A Prefeitura de Maringá decidiu renovar o contrato com a operadora dos radares de velocidade, que havia vencido em fevereiro deste ano. Segundo a gestão pública, atendendo pedidos da população, (registrados na Ouvidoria Municipal) e da Câmara Municipal, o contrato com a empresa foi aditivado para instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica, com o intuito de expandir a segurança no trânsito. O valor total do aditivo é de R$ 125.896,09 por mês, ou R$ 1.510.753,08 por ano.
Com isso, o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes. Serão instalados 16 novos aparelhos, sendo 14 controladores de velocidade e dois redutores de velocidade, em pontos onde existe registro de acidentes e óbitos no trânsito.
Ainda conforme a municipalidade, a avenida Colombo, no trecho urbano de Maringá, entre os km 170 e 182 é um dos exemplos da efetividade dos equipamentos de fiscalização eletrônica para redução de acidentes de trânsito. A fiscalização eletrônica começou em dezembro de 2020 neste trecho e em apenas um ano a quantia média de acidentes caiu em aproximadamente 50%, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Da Redação
Foto – Reprodução