O programa “Cidadão Conectado” ocorrerá em Maringá na segunda-feira (22), com o intuito de auxiliar comerciantes, prestadores de serviços e colaboradores a profissionalizarem o trabalho de marketing digital nos negócios. Com isso, serão 56 oficinas práticas e rápidas no Terminal Urbano de forma gratuita. As inscrições, horários e temas dos encontros estão disponíveis em um formulário online.
Para participar, os interessados precisam levar smartphones, que serão as ferramentas de trabalho no decorrer das oficinas. Na inscrição, é possível escolher turmas segundo o grau de experiência com mídias digitais. A iniciativa é da Prefeitura de Maringá por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), com metodologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).
Entre as opções estão: Criação de mídias para redes sociais; Alavanque suas vendas nas redes sociais; Stories que impulsionam as vendas; e Domine a arte de criar reels para vender mais.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, “o ‘Cidadão Conectado’ conta com recurso estadual, está alinhado à missão da Amtech e conta com nosso suporte a pequenas empresas e empreendedores, que podem explorar profissionalmente as mídias digitais para alavancar vendas. Serão dezenas de oficinas em um local estratégico: o terminal rodoviário de Maringá, para facilitar a participação.”
A finalidade é atender desde empreendedores que estão em busca de conhecer os princípios básicos do marketing digital àqueles que precisam aperfeiçoar o uso de ferramentas como redes sociais e programas. “Será uma trilha de capacitação para o comércio e outros públicos, com mais de uma oficina por dia. Os encontros serão ‘mão na massa’, ensinando sobre edição de fotos e de vídeos, sobre como destravar para falar melhor nos vídeos, tudo pautado para atender às necessidades dos empresários e dos seus colaboradores”, ressalta Erica.
O diretor de Relações Instituições e responsável pelo Departamento de Qualificações Profissionais da Amtech, Rocky Silva, explica que a dinâmica dos cursos prezou pela atualidade, buscando atingir as áreas de marketing digital e vendas digitais, que são demandas registradas pelo órgão. “Desde o MEI, autônomo, prestador de serviço, funcionário, manicure, vendedora de cosméticos, entre outros empreendedores. Queremos que essas pessoas que movimentam o comércio e a economia maringaense tenham suporte para impulsionarem suas atividades.”
TENDÊNCIA
A consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches revela que operar de modo estratégico as mídias digitais está entre os requisitos para acompanhar uma tendência global do varejo, que é a multicanalidade, tema debatido na NRF deste ano, a maior feira do setor do mundo, realizada em Nova York. “Trabalhar com múltiplos canais, on-line e off-line, é fundamental para a sustentabilidade do comércio. É uma tendência que permanece e que deve se aprofundar. Por isso, o comerciante, o prestador de serviço, precisa estar preparado para atender desta forma, o que é uma demanda do consumidor”, diz.
Da Redação
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