Maringá foi certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′, passando ser membro da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Maringá tem “boas condições de renda, educação e longevidade da população” por causa do alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.808, visto como o 20º melhor do país. O município foi reconhecido pela estrutura social formada para melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.
Neste ano, a gestão pública entregou uma nova ala do Condomínio do Idoso Cidade Nova, que ganhou 34 apartamentos. Com investimento de R$ 5,1 milhões, o lugar passou a ter 74 unidades habitacionais e capacidade para acolher 140 idosos em situação de vulnerabilidade social. O Condomínio do Idoso é administrado pela Prefeitura de Maringá e tem salão de festas, academia da terceira idade e infraestrutura para acessibilidade e segurança dos moradores.
A Cidade conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade, com apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Da Redação
Foto – Reprodução