Os 15 novos conselheiros tutelares de Maringá tomam posse amanhã. A eleição ocorreu em 1º de outubro do ano passado e teve 26 candidatos. Os membros eleitos foram: Rodrigo Vírissimo, André Iluminado, Lwanna Paiva, Italo Maroneze, Silvana Agustini, Lucia Catto, Fabielli Bittencourt, Glaucia Soares, Ivanete Pittarelli, Cleide Santiago, Vandré Fernando, Lia Chicoski, Célia Claudineia Educadora, Elisangela Nunes e Denise Andrade.
No total, foram 50 locais e 84 seções para votação no município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou as urnas eletrônicas para a eleição.
A eleição dos membros do Conselho Tutelar teve apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério Público (MP).
TERCEIRO CONSELHO
O prefeito Ulisses Maia sancionou no dia 28 de setembro de 2023 a lei n° 11.704 para criação de um novo Conselho Tutelar na Cidade. Com isso, a partir deste ano, Maringá terá 15 conselheiros atuantes. O projeto do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal e assinado pelo prefeito no Paço Municipal.
Com a criação do terceiro Conselho Tutelar, o município vai garantir maior rapidez e ampliação dos atendimentos. “A criação de um novo Conselho Tutelar é um avanço histórico. Um marco na continuidade dos trabalhos de defesa das crianças e adolescentes da nossa cidade. O Conselho Tutelar é de suma importância para garantir os direitos e proteção de todos”, revela Maia.
O projeto de lei para criação de um novo Conselho Tutelar foi criado pelo Executivo depois de um estudo de viabilidade e análise do impacto orçamentário, que foi aprovado pela Câmara Municipal.
Da Redação
Foto – Reprodução