Início Colunistas Como eles matam as ideias

Como eles matam as ideias

Grandes ideias nascem e morrem todos os dias por falta de um plano e por darmos ouvidos as tochas humanas que queimam a nossa mente.

Uma grande ideia sempre será rechaçada pelas mentes pequenas, mas você sabe que pode se transformar numa ideia de ouro, que pode mudar radicalmente a sua vida e a daqueles que estiverem ao seu redor. Um pioneiro é alguém que estava certo muito antes que os outros. E você pode ser um deles. O pioneiro não é alguém que não teve medo. Na verdade ele foi em frente, apesar do medo.

Na Grã-Bretanha, disseram que a televisão era um truque, uma mera montagem, um desatino absoluto. Harold Spencer John, astrônomo britânico, dizia que as viagens espaciais eram uma bobagem impossível. A gravadora Decca, ao conhecer os Beatles, os recusou dizendo: “Não gostamos do som de suas guitarras, não acreditamos no futuro dos grupos que as utilizam”.

Continuando… George W. Melville, engenheiro, chefe da Marinha dos Estados Unidos, disse: “Se Deus achasse que o homem deveria voar, teria lhe dado asas”. O Almirante Clark Woodward disse: “Afundar um navio com uma bomba? Isso é simplesmente impossível”. A diretora de uma agência de modelos Emmeline Snively disse para Marilyn Monroe em 1944: “É melhor que a senhora seja secretária ou se case”.

As ideias passam sempre por fases:

: São consideradas ridículas

: São consideradas excelentes;

: Os adversários dizem que foram eles os criadores.

Melhor que simplesmente ter uma ideia é tê-la, executá-la e comprová-la. O método mais fácil de você seguir, ir em frente, requer que você abra sua mente, tenha um espírito livre de paradigmas e condicionamentos.

Engraçado como são estas coisas. Meus professores de matemática, física, desenho ou química no ensino médio talvez acreditassem que eu não daria em nada. Passava raspando e até com uma pequena ajuda deles. E isso se estendeu para a universidade. Mas tirava sempre próximo de 10 em português, geografia, história… Será que a métrica da escola está correta? Naturalmente eu não seria um engenheiro, um físico, um médico, algo de ciências exatas. Mas eu tinha o MEU TALENTO. Porque quem se descobriu na oratória e na literatura fui eu com a própria vida.

Comece a pensar como principiante. Os inexperientes, ao não saber de nada, ao não dominar o campo de ação, dão ideias inusitadas que podem chegar a ser geniais. Einstein ensinava matemática a uma garotinha porque dizia que ela fazia perguntas tão absurdas e até geniais que o obrigava a pensar. Aquele que não sabe, não tem preconceito, está livre de empecilhos mentais, logo pode pensar mais criativamente.

Esse é o motivo em que existem tantos “MATADORES DE IDEIAS”. Isso já começa em casa, no maior matadouro de ideias. É lá que essa maioria de “matadores” ou mesmo antigos chefes vão logo dizendo que não dará certo nisso ou naquilo porque tem eles experiência no assunto e sabem do que estão falando.

Alvin Tofler, o grande guru da administração mundial disse certa vez que o analfabeto do terceiro milênio seria quem não soubesse aprender, desaprender e reaprender. E, quando você tiver uma ideia, saiba que no mínimo mil pessoas terão tido a mesma ideia que você. Quem fará sucesso? Quem colocar em prática primeiro. Quem chega primeiro bebe água limpa. Os outros ficarão se lamentando e acusando que alguém “roubou a sua ideia”.

A regra é: Quebre as regras.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: