A Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena promoverá mais uma edição do Festival de Capoeira e Cultura Afro-brasileira de Maringá. O festival ocorrerá durante todo o mês de novembro no ponto de cultura sede Centro Cultural. Haverá ações gratuitas realizadas no Centro Esportivo Miosótis, abertas para o público de todas as idades.
As atividades terão início no dia 3 e irão até o dia 30. O evento também terá exposição com visitas guiadas no Centro Cultural Sucena, oficinas de capoeira para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio e a exibição de filmes, documentário e apresentações culturais. O objetivo do festival é preservar, difundir, fortalecer e valorizar as culturas afro populares, celebrando uma das datas mais importantes na nossa cultura, o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O Festival de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira é uma tradição do Centro Cultural Sucena e essa é a 23° edição.
Nos dias 25 e 26 serão as principais atividades. No dia 25 haverá a 16° Copa Sucena Aberta de Capoeira. O evento será a partir das 9h no Centro Esportivo Miosótis. As inscrições para a Copa são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro por meio do QR code disponibilizado no Instagram @grupo.sucena. A expectativa é que mais de 150 pessoas participem da competição, que serão distribuídas nas categorias infantil, juvenil e adulto, masculino e feminino. Haverá alojamento disponível para pessoas de outros municípios, porém, as vagas são limitadas. A entrada também é gratuita.
No mesmo dia, às 20h haverá à Noite Cultural, na sede do ponto de Cultura Centro Cultural Sucena, com apresentações de coco de roda, maculelê, jongo, capoeira e samba de roda.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e ocorre sob a coordenação da Contramestra Lissandra Felipe da Silva Feitosa e do Mestre Rogério Juventino de Alencar Feitosa, mais conhecido como Chuppim.
A programação encerra no dia 26, com batizado de capoeira e a troca de graduações, que também serão realizados no Centro Esportivo Miosótis, localizado na rua Hermínio Girardi, s/n, no Conjunto Hermann Moraes de Barros. A entrada é gratuita e aberta ao público de modo geral.
O Centro Cultural Sucena é referência na promoção, preservação e difusão da cultura afro-brasileira em Maringá. O espaço fica situado na avenida São Judas Tadeu, 1887. Para participar ou obter mais informações basta entrar em contato pelos telefones (44) 99721-3299/ (44) 99952885.
Para a Contramessa Lissandra, o evento é de extrema importância para a Cidade e para a comunidade capoeirista. “Além de celebrar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é um evento de integração de troca de saberes. É a junção de gerações, pois durante o evento nós recebemos crianças, jovens e adultos, mestres, mestras de capoeira e também brincantes da cultura popular. É uma forma de levar para a população a nossa cultura, principalmente a capoeira, que é um dos maiores símbolos de resistência da cultura afro no Brasil e no mundo. A expectativa é que esse ano a gente faça uma festa tão bonita quanto nos anos anteriores, que a gente possa reunir as pessoas, confraternizar, promover o encontro de gerações e principalmente incentivar as crianças e os jovens a prática da capoeira, que além de ser uma modalidade esportiva, é uma manifestação cultural importantíssima”, diz.
A programação completa e detalhada pode ser encontrada na página do Instagram @grupo.sucena.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução