Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

04/2019 - Porto de Paranaguá. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Exportações
As exportações no Paraná acumulam alta de 12,7% de janeiro a setembro de 2023. Com o volume movimentado nos primeiros nove meses do ano, o Estado foi o quinto maior exportador do país no período. Informações do Ipardes indicam que as exportações paranaenses neste ano já superaram o total obtido com as vendas nos anos de 2018, 2019 e 2020.

AgroBIT Brasil
O AgroBIT Brasil irá reunir produtores, cooperativas, pesquisadores, startups, investidores e representantes da agroindústria nos dias 7 e 8 de novembro, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.  O evento que está na quinta edição é realizado pela Sociedade Rural do Paraná, FB Group, Agro Valley e Sebrae/PR.

Cidade inteligente
Ponta Grossa alcançou novo destaque no ranking de cidades inteligentes, divulgado pelo Connected Smart Cities. O município ocupou a 55ª posição, ascendendo cinco colocações em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2022. O ranking é desenvolvido pela consultoria Urban Systems, que identifica as cidades mais inteligentes do Brasil.

Referência internacional
A Copacol completou esta semana seis décadas de fundação – a primeira a ser fundada no Oeste do Paraná. A empresa está consolidada no cenário internacional como uma referência na produção de alimentos: está entre as maiores do mundo, segundo a World Cooperative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial), e entre as dez maiores do Brasil, segundo a Revista Forbes.

Indústria de tilápia
A Copacol instalou um matrizeiro de tilápia de R$ 60 milhões em Moreira Sales. A produção anual de peixes pela cooperativa chega a 14 toneladas nas duas unidades industriais (Nova Aurora e Toledo). Há uma proposta da produção de tilápia em tanques no lago Itaipu. A proposta é do governo brasileiro.

Frente Municipalista
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) instalou oficialmente a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais. Composto por 27 deputadas e deputados, o colegiado será coordenado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e, em princípio, terá validade até o final da atual legislatura, em 2027.

Lista sêxtupla
O Conselho Pleno da OAB-Paraná escolheu seis dos doze candidatos a compor lista sêxtupla para preenchimento de vaga do Quinto Constitucional da Advocacia, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A vaga a ser preenchida é decorrente da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende. Foram escolhidos: Douglas Bonaldi Maranhão, Fábio Luís Franco, Helena de Toledo Coelho, André Luiz Bauml Tesser, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Luís Augusto Polytowski Domingues.

Em curso
Na manhã desta quarta-feira (25), o Ministério Público do Paraná (MPPR) cumpriu operação no gabinete do deputado estadual Ricardo Arruda (PL), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O advogado do parlamentar, Jeffrey Chiquini, acompanha as buscas. Mais cedo, o MP-PR esteve na casa do deputado. A operação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A investigação, que está sob sigilo.

5G
A Anatel, agência vinculada ao Ministério das Comunicações, liberou a faixa necessária para a implementação da quinta geração de redes móveis para mais 432 cidades brasileiras. No Paraná, moradores de 160 cidades já podem contar com o sinal 5G.

O tempo
A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de que até o final do mês e início de novembro haja muita instabilidade no clima nas várias regiões paranaenses. A massa de ar que predomina no Estado continua aquecida e com bastante umidade, situação que favorece a chuva forte e instabilidade.

PSDB de Curitiba
O empresário e diretor teatral, Carlos Carlos Fiani, foi eleito presidente do PSDB de Curitiba com a missão de discutir candidatura própria e a chapa de candidatos a vereador, junto com o Cidadania (os partidos formam uma federação).

Em queda
Nova pesquisa Genial/Quaest mostra que a aprovação de Lula caiu de 60% para 54% em dois meses. Já a desaprovação subiu de 35% para 42%. A maioria do eleitorado (55%) também considera ‘excessivas’ as viagens ao exterior do presidente – para 37%, são ‘adequadas’. O levantamento mostra ainda que a queda na aprovação está correlacionada com o pessimismo na economia: 49% dos entrevistados dizem que o país está na direção errada.

Estratégia
Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, o senador Humberto Costa disse que “as ações do governo em cada região, em cada cidade” serão usadas para “reforçar” os candidatos do partido na eleição de 2024.”Se o governo Lula estiver bem, e acredito que estará, isso terá sem dúvida uma repercussão sobre as candidaturas do partido, porque elas terminam diretamente se beneficiando disso, e dos aliados mais próximos”, ressaltou Costa.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: