“Quem acha que treinar é oferecer alguém para o concorrente, eu afirmo que pior é não treinar e a pessoa ficar”.
Somente reclamar da crise econômica ou política não adianta e nem resolve. Para que tenhamos vitórias, conquistas, precisamos de um plano de trabalho que seja executado com disciplina e um plano de vida para não cair no vazio.
Os tempos difíceis trazem também a chance de aprender, amadurecer e testar a energia emocional necessária para vencermos as barreiras que se impõem. Nos momentos de crise precisamos ainda mais de treinamento e desenvolvimento de habilidades. Treino é essencial e errar custa mais caro nos períodos de crise.
Quem acha que treinar é oferecer alguém para o concorrente…
eu afirmo que pior é não treinar e a pessoa ficar. Na escassez de dinheiro o cliente, o consumidor, fica mais exigente e é nessa hora que quem negocia seja o que for, deve se esforçar ainda mais para encantar pessoas. Esse é o momento em que mais se deve inovar para agregar valor e se diferenciar dos concorrentes. Lembrando aqui que os iguais se pertencem, seguem a manada, não fazem sucesso. Se todo mundo reclama, eles reclamam também.
Pensar com clareza é algo mais forte do que ser inteligente. O conhecimento real é construído a partir do ZERO. Se fosse falar de matemática, é lógica e não definição. Se você não consegue explicar algo para uma criança é porque você não entende do assunto. Aqueles que pensam com clareza entendem o BÁSICO muito bem e memorizam o COMPLEXO a partir do básico, sobem pela escada e não pelo elevador, pois quando chegam no topo, sabem ENSINAR o caminho. Essa é a maior lição de GESTÃO e de LIDERANÇA que o treinamento proporciona. Uma palavra convence, um exemplo arrasta multidões.
Vários empresários, CEOs executivos de sucesso afirmaram que quando pensaram nos anos mais difíceis de suas trajetórias, foram justamente os momentos em que mais conquistaram resultados surpreendentes e se desenvolveram. O que desejamos que seja VERDADE muitas vezes atrapalha a nossa PERCEPÇÃO do que de fato é verdadeiro. Um sofrimento por exemplo, é o momento que não podemos mais negar a REALIDADE. E no treinamento, refletimos sobre o que é percepção e o que é realidade.
Se todas as suas crenças se encaixam em pacotinhos organizados, ligue o seu ALERTA, tem luz de SINAL VERMELHO no pedaço. Os que fazem sucesso, chamamos aqui de campeões, são mestres na arte da superação. Os perdedores param no primeiro sinal de dor. Seja o seu motivo pequeno ou grande, é a sua MOTIVAÇÃO que vai ajuda-lo a não entrar no time dos iguais. Os mesmos se pertencem.
E quando você treina, pode ser criticado pela “manada”, isto é, pela maioria que irão de chamar de puxa-saco, de louco… mas são os mesmos que ficarão pelo caminho e ainda irão dizer depois que você teve sorte. Não faça parte dos seguidores de boiada. A maioria faz parte do mundo dos iguais mesmo, mas o TOPO geralmente é ocupado pelos diferentes. Pense FORA DA CAIXA, faça diferente. Os fracassados buscam o caminho mais fácil, mas, no final das contas, nunca saem do lugar.
E o engraçado é que as pessoas tornam o fácil difícil. Complicam as coisas simples. Prefiro algo CRIATIVO NO PENSAMENTO. Falo assim: Gosto de JOVENS, isso me deixa menos velho. Gosto de VELHOS, isso me deixa mais jovem. Gosto de CRIANÇAS, isso me deixa igual a elas.
Coloque-se o tempo inteiro em movimento e não dê espaço para a desmotivação tomar conta de você. Enquanto muita gente irá passar esse período de dificuldades reclamando, sua opção pode ser fazer deste difícil ano o ano da sua vida. Para finalizar, tudo é escolha, tudo é FOCO. Pessoas e empresas venceram e pessoas e empresas fracassaram. TUDO depende do foco e do ponto de vista. Não à toa, TREINAR faz a diferença.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.