Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

Coração Azul
Paraná participa de mobilização internacional contra o tráfico de pessoas. As atividades ocorrem até dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e fazem parte da Campanha Coração Azul, uma iniciativa da UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), com apoio do Governo do Estado.

Coração Azul II
No Paraná, as ações são coordenadas pela Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (Seju) por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR), e estão concentradas em Curitiba e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, cidades consideradas estratégicas para o combate deste crime hediondo.

Sabores e Saberes
Desenvolver ações socioambientais e expandir a área de atuação para todo o Paraná. Com essas metas traçadas para a nova gestão, a direção de Itaipu esteve em União da Vitória. Na presença do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), do deputado federal Tadeu Veneri (PT) e de lideranças locais foi lançado o programa Floresta de Sabores e Saberes para fomentar a agricultura familiar sustentável.

Onda de frio
Um novo ciclone que se forma no sul do país deve trazer chuva e frio para o Paraná a partir desta quarta-feira (26). No próximo final de semana as temperaturas máximas devem sofrer uma queda significativa, principalmente na região de Curitiba e do Litoral. Segundo o Simepar, a máxima no Paraná não deve passar dos 14ºC no sábado (29).

Fomento ao turismo
Os estados do Paraná e de São Paulo, por meio de seus secretários de Turismo, Márcio Nunes e Roberto Lucena, respectivamente, assinam nesta quarta-feira (26) um Protocolo de Intenções para o fomento e promoção da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail gabinetesecretario@turismo.pr.gov.br, informando nome e CPF.

Bloqueada
A ponte metálica sobre o Rio Nhundiaquara, em Morretes, está bloqueada parcialmente desde esta segunda-feira (24) por conta de obras de reforma e manutenção, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O sistema de bloqueio está previsto para continuar até setembro.

Novo cenário
O cenário político paranaense tem tendência a ficar cada vez mais acirrado. Um novo personagem surge com força no Oeste do Paraná, um orçamento gordo e um discurso público de que a Itaipu Binacional vai investir em todos os municípios do Paraná, o diretor-geral Ênio Verri (PT) tem percorrido o trecho e visitando as cidades do Paraná.

Novo cenário II
Fontes do PT paranaense não descartam a presença de Ênio Verri na disputa de um cargo majoritário na eleição de 2026 — até mesmo ao governo do Estado. Com ótima relação com o presidente Lula e o aval da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Verri pode alçar voos maiores em 2026.

No momento
No momento, o grande destaque é a possibilidade de eleição suplementar para o Senado, que pode ser marcada pela cassação do atual senador, Sérgio Moro (União-PR). Caso a cassação seja confirmada pelo tribunal eleitoral, outros políticos relevantes ingressam na corrida pelo cargo. Nomes como Gleisi Hoffmann (PT), Ricardo Barros (PP), Alvaro Dias (Podemos) e Paulo Martins (PL) têm sido mencionados como possíveis candidatos à vaga.

Operação fronteiras
A operação Fronteiras e Divisas Integradas II, realizada entre os dias 20 e 23, teve 13 mil abordagens no Paraná, resultando em 46 prisões e apreensão de 5 toneladas de drogas e 86 armas. A operação é resultado da articulação do SULMaSSP, que reúne as forças de segurança do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Vaza Jato
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou hoje que determinou que a Polícia Federal investigue acordo negociado entre os ex-procuradores da Lava Jato e as autoridades americanas. Na conversa entre procuradores, na operação conhecida como Vaza Jato, Dallagnol escreveu às autoridades estrangeiras para contar o resultado dos primeiros contatos. Mas alertava que o procedimento seria “confidencial”.

Crédito agro
O Ministério da Fazenda divulgou mudanças nas operações de crédito voltadas às atividades da agropecuária e agricultura familiar. As mudanças atingem o Pronamp, o Pronaf, o Proagro e o Proagro Mais. Entre as mudanças divulgadas está a proibição de concessão de crédito do Pronamp para aquisição de máquinas e equipamentos que possam ser financiadas pelo Moderfrota.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: