Início Maringá Vereadores aprovam projeto de lei que cria Secretaria da Pessoa com Deficiência

Vereadores aprovam projeto de lei que cria Secretaria da Pessoa com Deficiência

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá realizada ontem, os vereadores aprovaram por 14 votos e em primeira discussão, um projeto de lei que concebe a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Seped), além da criação de 43 cargos comissionados, sendo que 8 deles vão atuar na nova pasta municipal. O projeto é de autoria do Poder Executivo.

Desse modo, A Seped terá como tarefas assessorar o prefeito na determinação e inserção de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência e mobilidade limitadas, atuar na realização descentralizada da política municipal para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estabelecer e manter relações de parcerias com os órgãos e entidades da prefeitura, de outras esferas de governo e com os demais setores da sociedade civil, entre outras.

Na Mensagem de Lei do Executivo, enviada ao presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa, a explicação para a criação de novos cargos é a seguinte: “As outras alterações propostas são pontuais em cada Secretaria, visando a otimização e eficiência dos trabalhos, segundo a demanda de cada pasta, cujo objetivo maior é a excelência nos serviços prestados aos maringaenses e a valorização do servidor, que caminham juntos do efetivo trabalho realizado. A adequação inclui, também, a migração das atribuições do sistema de geoprocessamento para o IPPLAM, agregando-as com as funções de tecnologia geoespacial que o Instituto já possui.”

Em vista disso, o vereador Paulo Biazon (União Brasil) pediu ao longo da sessão, que fosse desmembrado em outro projeto de lei a criação de novos cargos comissionados, já que não teriam relação com a nova secretaria municipal. Contudo, foi voto vencido e os vereadores escolheram pela aprovação do projeto de lei do jeito que está, isto é, na mesma matéria, criando a Secretaria de Pessoa com Deficiência e ainda os 43 novos cargos para atuarem em várias secretarias municipais.

O projeto de lei deve ser votado em segunda na próxima sessão ordinária, marcada para a próxima terça-feira (13).

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: