O edital nº 18 de 2023 para a requalificação dos espaços públicos do Eixo Monumental de Maringá foi divulgado ontem. Os envelopes serão abertos no dia 5 de julho, às 9h. Dessa maneira, o processo vai custar R$ 50.273.425,05 e a modalidade de licitação é a de menor preço. O prazo de execução da obra é de 360 dias.
O Eixo Monumental de Maringá é o trecho central do município que vai desde a Catedral até a Vila Olímpica, passando pela praça da prefeitura, Avenida Getúlio Vargas, Praça Raposo Tavares, Terminal Urbano e antiga rodoviária, ou seja, um trecho de dois quilômetros.
Em vista disso, o processo para as obras de revitalização iniciou em 2018, com o concurso público para determinação da empresa que faria o projeto. Desde então, foram realizados estudos, audiências públicas, avaliação de viabilidade.
Possíveis prazos para início foram divulgados no decorrer dos anos. É um projeto audacioso, do qual o valor já chegou a ser estimado pela prefeitura em R$ 50 milhões. A obra foi dividida em sete eixos para execução.
No projeto de revitalização do Eixo, estão previstas opções de lazer e convivência, pistas de skate, praças, ciclovia, bancos, calçadão, espaço pet, entre outros.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução