O projeto ‘Prefeitura nos Bairros’ tem o objetivo de levar diversos serviços importantes, além de atividades recreativas para a população. Indo até os bairros facilita o acesso da comunidade a atendimentos na área da saúde e para obter outras orientações. Tudo isso vai acontecer neste sábado, 25, entre nove horas e meio-dia, na Rua Antônio Tait, 835, Jardim São Silvestre. A iniciativa é gratuita e aberta para todos os públicos.
A Secretaria de Saúde comparece realizando aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientando os moradores sobre saúde bucal e combate à dengue. A Secretaria de Educação (Seduc) vai realizar o encaminhamento para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem deseja concluir as séries do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ainda nessa área, instituições de ensino superior estarão no local divulgando cursos.
A Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) também estará na ação para promover a atualização do Cadastro Único, o objetivo é que as famílias garantam o acesso a benefícios e não tenham os direitos suspensos por falta de informações entregues. Em relação as atividades recreativas estão programadas aulas de jump, recreação infantil e distribuição de pipoca e algodão doce. No espaço também haverá corte de cabelo, divulgação de vagas de emprego, entrega de jogos educativos para crianças sobre trânsito e mobilidade, orientações sobre proteção feminina, feirinha de troca de livros e brinquedos, entre outras atrações.
Participam do evento as secretarias da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc); Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab); Saúde; Mobilidade Urbana (Semob); Esporte e Lazer (Sesp); Segurança; Mulher (Semulher); Criança e Adolescente (Secriança); Aceleração Econômica e Turismo (Saet); Comunicação (Secom); Governo (Segov); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam); Instituto Ambiental de Maringá (IAM); Procon, além de entidades parceiras.
MOEDA VERDE
No mesmo lugar e horário acontece também o projeto ′Moeda Verde′, da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb). Na prática, a cada um quilo de recicláveis ou um litro de óleo usado, o maringaense pode realizar a troca por um quilo de hortifrutis. O limite é dois quilos de alimentos por pessoa. No ano passado, cerca de 300 quilos de alimentos foram distribuídos por edição, o que totaliza cerca de 1,7 tonelada de hortifruti. Sete bairros de Maringá receberam a iniciativa: Conjunto Santa Felicidade, Vila Operária, Vila Vardelina, Requião, Maringá Velho, Jardim Iguaçu e Jardim Alvorada.
Em 2023 o objetivo é ampliar a iniciativa; a primeira edição deste ano foi dia 11 de fevereiro, na parte externa do Terminal Urbano de Maringá, onde muitas pessoas passam ao longo do dia. Agora começamos a caminhada pelos bairros. O Moeda Verde é uma política pública transversal, que reforça o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável, e tem se tornado referência no Brasil. O projeto ainda contribui para a geração de renda de mais de 130 cooperados dos empreendimentos de reciclagem do município, que recebem os materiais recolhidos, e para diversos produtores da agricultura familiar, que fornecem os hortifrutis”, disse o secretário Paulo Gustavo Ribas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução