O Hemocentro de Maringá está pedindo que os maringaenses continuem fazendo doações de sangue, sobre tudo do tipo sanguíneo O-. Além disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) também está precisando dessas doações.
As informações passadas pelo Hemocentro é que nos últimos dias foram realizadas algumas doações e que até o momento, a situação está controlada, mas que a população pode continuar fazendo as doações para manter o bom abastecimento de bolsas de sangue.
O tipo O negativo é o mais necessitado nos bancos de doação, pois ele é o chamado “universal”, já que todos os outros tipos sanguíneos podem receber a transfusão deles, e ainda, é o mais utilizado em situações críticas, como, acidentes.
Todos os cidadãos estão sujeitos a necessitar de uma transfusão de sangue com urgência e a maioria das pessoas pode ser doador. Os requisitos para doação de sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado; menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Os impedimentos temporários para fazer a doação são cirurgia recente, febre ou infecção, ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, piercing ou tatuagens feitas a menos de 6 meses.
A unidade do hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das sete horas as 18h30 e aos sábados das sete as 12h30, podendo ser realizado também o agendamento da doação pelo site do Hospital Universitário da UEM (HUM). Para mais informações, o telefone para contato é (44) 3011-9400.
Vivian Pedroso
Foto – Reprodução