“Maior que a tristeza de não ter vencido, é a vergonha de não ter lutado.” (Rui Barbosa)
ACREDITANDO
Os manifestantes continuam em frente ao Tiro de Guerra com esperança de alguma coisa acontecer. Teve até uma bonita ceia de Natal, no dia 24, com todos na mesma crença de que ainda haverá mudança no quadro político em relação ao dia 1º, na posse do presidente Lula.
ATRAÇÃO
O Parque do Japão é uma das atrações mais visitadas nesta “Maringá Encantada”. Passear pelo local no período da noite está valendo a pena e agradando os visitantes com a bonita iluminação. Quem não foi deve aproveitar os últimos dias de decoração.
SEGURANÇA
Este ano o governo do Estado colocou um helicóptero para reforçar a segurança dos banhistas do rio Paraná. As prainhas de Porto Rico estão muito movimentadas e existe todo um aparato de segurança, com a aeronave de plantão pronta para qualquer resgate. Todos os anos acontecem afogamentos por lá e com o salvamento aéreo ficará muito mais ágil.
TAYAYÁ
As obras do empreendimento do resort Tayayá, entre Porto São José e Porto Rico, não puderam começar porque houve uma decisão da justiça suspendendo. Agora o Tribunal Regional Federal cancelou a suspensão, liberando as obras. Já foram vendidos muitos apartamentos e chalés, e os compradores estavam preocupados. Com essa decisão em breve as obras devem começar e vai até faltar mão-de-obra naquela região.
FRACASSADA
A licitação que a Prefeitura estava fazendo para a elaboração do projeto para construção de uma praça, em cima da laje do túnel do trem, entre a avenida 19 de Dezembro e a rua Arlindo Planas, foi fracassada. Só o projeto iria custar R$ 400 mil, a obra então nem se fala.
AVENIDA
Tomara que a Prefeitura faça uma reunião com os moradores da Zona 06, que residem no entorno do túnel do trem, onde iria ser construída a praça em cima do túnel. É importante saber se eles quem a construção de uma praça naquele local.
OBSERVANDO
O Observatório Social de Maringá acompanhou de perto as licitações da Prefeitura durante todo o ano, pediu muitas informações e fez recomendações. E os trabalhos não param e a equipe está acompanhando o andamento de vários procedimentos. Para o ano que vem a fiscalização continuará intensa.
ILUMINAÇÃO
A prefeitura de Curitiba não terceirizou a iluminação pública, mas começou um trabalho de substituição das lâmpadas para iluminação em LED. A cidade está sendo muito elogiada e praticamente 50% da rede já foi substituída, gerando mais segurança para a população.
RECLAMAÇÕES
O programa Disque-Denúncia 181, no Estado do Paraná, recebeu mais de 45 mil denúncias de janeiro a novembro de 2022. As maiores reclamações são tráfico de drogas, maus tratos aos animais e crimes ambientais.
RETROSPECTIVA
O Sindicato dos Bancários divulgou um jornal impresso, que também está com edição online do site, informando as principais ações e atuação neste ano 2022 em favor da categoria. O presidente do Sindicato, Claudecir de Oliveira Souza, analisa o ano com saldo positivo para os bancários