Início Destaques do Dia Semob é alvo de ação do Ministério Público

Semob é alvo de ação do Ministério Público

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou a Operação Play, na manhã de ontem, para investigar a suspeita de fraude em licitações realizadas em Maringá. Um dos alvos da operação foi o gabinete do secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur. Foram sete mandados de busca e apreensão, sendo três em residências, três em empresas e um na Semob.

A investigação envolve o fornecimento e a instalação de playgrounds de cordas, bem como crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Toda operação foi conduzida a partir de investigações realizadas pela 22ª Promotoria do Patrimônio Público de Maringá.

O trabalho iniciou em 2020, após um questionamento do Observatório Social sobre o possível direcionamento de uma licitação para a compra de um playground. Segundo o promotor de Justiça Leonardo da Silva Vilhena, além dos mandados de busca e apreensão, houve também a quebra de sigilo bancário de alguns investigados.

A investigação está sob sigilo, mas sabe-se que foram apreendidos documentos, computadores, celulares e dinheiro, R$ 33 mil e 6 mil Euros. Em 2020 falava-se de possível fraude, direcionamento de licitação para beneficiar uma empresa que tem ligação direta com o secretário da Semob, Gilberto Purpur.

O promotor responsável reforçou que todo o material apreendido será analisado. A Prefeitura de Maringá não se manifestou oficialmente, a Assessoria resumiu que a administração não foi citada no processo, se tratando de um envolvimento pessoal do secretário.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: