Apenas neste ano, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) recolheram mais de 490 toneladas de materiais descartados irregularmente. Quando descartado em vias públicas, os materiais podem causar o entupimento das bocas de lobo, virar criadouro do mosquito da dengue e chegar até os rios e contaminar bacias importantes para o abastecimento da Cidade. As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site, ou pelo telefone 156.
“É muito importante que a comunidade possa ajudar no combate do descarte irregular e denunciar esses casos por meio da Ouvidoria Municipal. Além disso, se possível, que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como fotos, vídeos e placa do veículo, para que o infrator seja identificado e multado”, explicou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.
Esse tipo de descarte é crime ambiental com aplicação de multa, que varia entre R$ 2 mil e R$ 500 mil, os resíduos descartados nos canteiros. Para facilitar o descarte correto de inservíveis como sofás, colchões e móveis em geral, a Prefeitura conta com a Central Maringá Cidade Limpa. O recolhimento dos objetos acontece por meio do WhatsApp (44) 99103-2432. Em média, 50 toneladas de materiais são recolhidas mensalmente.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução