Faltam poucas horas para que os eleitores retornem aos locais de votação e escolham quem será o próximo Presidente da República. Em Maringá, 294.583 mil pessoas estão aptas a votar. Segundo o analista judiciário, Julian Nascimento, da 192 Zona Eleitoral, o primeiro turno teve 19,92% de abstenção no município, o que é considerado um número normal. Porém, aqueles que não votaram na primeira etapa, podem votar normalmente agora.
O eleitor deverá saber qual local de votação e sessão para exercer o voto. Além de levar documento com foto. A justificativa no primeiro turno pode ser realizada até dia primeiro de dezembro pelo aplicativo ou site do Tribunal Regional eleitoral (TRE). Todavia, o segundo turno, geralmente, apresenta maior número de abstenção. A expectativa é que aumente em 10%, isso por conta da aproximação do feriado de Finados e pela falta de interesse em votar nos candidatos que foram para a decisão final do processo. Para facilitar o acesso dos eleitores, a Prefeitura publicou o decreto nº 2127/2022, que estabelece acesso gratuito no transporte coletivo de passageiros neste domingo. A frota será mantida e, se necessário, linhas adicionais. Não será necessário apresentar o título de eleitor para embarcar.
Lembrando que para presidente, no primeiro turno, Maringá registrou 229.457 votos válidos (96,85%). Mais de 7 mil eleitores optaram por votar branco ou nulo, sendo 2.896 votos brancos (1,21%) e 4.586 votos nulos (1,94%). Por ter somente o voto para presidente, a estimativa é que não sejam formadas filas longas nas sessões.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.