Com tema ′Reecontros′, acontece entre os dias dois e seis de novembro a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). A Secretaria de Cultura (Semuc) divulgou a programação completa deste ano que conta com atividades envolvendo literatura, música, teatro, palestras e oficinas. As ações serão no Centro de Ação Cultural (CAC) e no espaço ′Circo Literário′, na Praça Renato Celidônio, a Praça da Prefeitura. Autores independentes e regionais também marcam presença na Festa Literária, expondo obras, comercializando e divulgando trabalhos.
Entre as atrações confirmadas estão a jornalista, escritora e documentarista, Daniela Arbex, autora do best-seller ′Holocausto Brasileiro′ e do livro ′Todo dia a mesma noite′; a escritora Aline Bei, ganhadora do prêmio Jabuti de Literatura com o romance “O peso do pássaro morto”; além do grupo Tiquequê, de músicas infantis. Haverá tradução simultânea em libras para palestras, mesas redondas e bate-papos.
Daniela Arbex é jornalista e uma das mais prestigiadas da geração. Foi premiada, em 2016, pelo Prêmio Jabuti, com o livro-reportagem ′Cova 321′. A terceira obra, ′Todo dia a mesma noite′, narra os acontecimentos do trágico acidente ocorrido na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (SC). A escritora Aline Bei vendeu 32 mil exemplares do livro ′O Peso do Pássaro Morto′. Contratada pela Companhia das Letras, lançou o segundo livro ′Pequena Coreografia do Adeus′, e vem se destacando pela forma com que utiliza as redes sociais para divulgação.
“Luis Cardoso, destaque internacional da Festa, terá participação online no evento. Ele é do Timor Leste, ganhou o prêmio Oceanos de Literatura, que reconhece o livro mais importante escrito em língua portuguesa nos 10 países lusófonos. O romance premiado se chama “O plantador de abóboras”. Serão cinco dias para celebrar a literatura e suas diversas vertentes. Teremos lançamentos, oficinas, palestras e contação de histórias. Preparamos uma programação incrível para que todas as pessoas possam participar das atividades da Flim”, destacou o secretário de Cultura, Victor Simião.
O secretário reforça que a abertura oficial da Flim está marcada para às 19 horas do dia dois de novembro, no espaço ′Circo Literário′. A população poderá se inscrever em palestras e oficinas, assim como debates e bate-papos com escritores. Qualquer pessoa poderá prestigiar orquestras, filmes e espetáculos.
No primeiro dia, dois de novembro, a primeira atividade, das nove às 10h30, haverá mesa redonda com ′Leo Cunha′ e mediação de Angela Ramalho, sobre reencontros com a literatura para crianças e jovens, no Circo Literário; no mesmo horário tem cntação de história ′Histórias de Palhaço′, com o Palhaço Arnica, na Sala Joubert de Carvalho, no CAC, e Oficina de ′Trovas′, com Andrea Motta; das 10h30 às 12 horas, palestra sobre ′Escrita Criativa para Mulheres′, com Jóyce Bandeira, na Sala Joubert de Carvalho; 13h às 17h30, oficina de ′Escrita Criativa′, com Thays Pretti, no CAC; 14 às 16 horas, contação de história ′Histórias de Palhaço′, com o Palhaço Arnica, no Circo Literário, e, no mesmo horário, palestra sobre ′Ilustração de Livro Infantil′, com Heloise Beatriz da Silva Martins, na sala Joubert de Carvalho.
No período da noite, das 19 horas às 19h30, acontece a abertura oficial da Festa Literária Internacional de Maringá, no Circo Literário. Entre 19h30 e 21 horas, bate-papo com ′Daniela Arbex′ e mediação do secretário de Cultura Victor Simião, sobre ′O poder da palavra na busca de encontrar e reencontrar nossos direitos′, no Circo Literário. Das 21 às 22 horas tem show de abertura com ′Mulheres em Chico′, com Viviane Foss, no Circo Literário. A programação completa da Flim está em um link divulgado no site da Prefeitura.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução