Início Esportes Verstappen vence em Austin 

Verstappen vence em Austin 

Max Verstappen se recuperou de um pit-stop ruim da Red Bull para vencer o GP dos Estados Unidos, selando o campeonato de construtores de 2022 e igualando o recorde do maior número de vitórias em uma única temporada.

Verstappen estava na liderança e parou pela segunda vez na volta 36, reagindo à parada de Lewis Hamilton na passagem anterior.

Entretanto, um pit-stop de 11.1s deixou o bicampeão mundial atrás até mesmo de Charles Leclerc, com Hamilton herdando a liderança com sete segundos de vantagem.

Após deixar Leclerc para trás, Verstappen chegou em Hamilton e ultrapassou na curva 12 a seis voltas do final.

Apesar de alguns dramas de limites de pista envolvendo os dois primeiros, Verstappen garantiu seu 13º triunfo da temporada – igualando os números de Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013.

Também é o primeiro título de construtores da Red Bull desde 2013, encerrando a sequência de oito campeonatos consecutivos da Mercedes que teve início em 2014.

Charles Leclerc terminou em terceiro depois de largar em 12º, enquanto o pole Carlos Sainz abandonou devido a um toque com George Russell na primeira volta.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen arrancou melhor do que Sainz e assumiu a liderança. Russell travou as rodas e atingiu a Ferrari, com o espanhol sendo forçado a abandonar com um vazamento de água.

Houve um período de safety car após a rodada de Valtteri Bottas na curva 19, beneficiando Leclerc e Sebastian Vettel na estratégia de paradas.

A relargada ocorreu na volta 22. mas Lance Stroll guinou para a esquerda na reta principal e foi atingido por Fernando Alonso. O piloto da Aston Martin abandonou, mas seu futuro companheiro de equipe pôde continuar.

O safety car entrou novamente por mais três voltas. Depois do recomeço, Verstappen reclamou de problemas de dirigibilidade. Hamilton se manteve próximo antes de entrar no 35º giro.

Quando Verstappen parou na passagem seguinte, uma troca lenta do pneu dianteiro esquerdo lhe custou duas posições.

O holandês passou Leclerc na curva 12 na volta 39 e tomou a ponta de Hamilton 11 voltas depois, garantindo a 33ª vitória de sua carreira e o quinto título de construtores para a Red Bull.

Leclerc chegou em terceiro, seguido por Sergio Perez e Russell.

Apesar de seu incidente com Stroll, Alonso parecia destinado a terminar em sexto antes de ser superado por Lando Norris na última volta.

A prova de Vettel foi arruinada por um pit-stop de 16.8s. Ele caiu para 13º, mas aproveitou seus pneus novos para retornar aos pontos, inclusive tomando a oitava colocação de Kevin Magnussen na curva 19 na última volta.

O piloto da Haas fez apenas uma parada e terminou em nono, fazendo a maior parte da corrida com um jogo de pneus médios, enquanto Yuki Tsunoda marcou o último ponto.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: