O Paraná confirmou 152 casos de dengue nos últimos sete dias. A informação é do boletim semanal da doença atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde. No período, foram notificados 1.224 casos suspeitos. Com os dados atualizados, o Paraná agora acumula 2.350 notificações e 259 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em Maringá foram registrados 23 casos confirmados, 13 a mais que na semana passada.
No município, 49 casos suspeitos foram descartados e outros cinco estão sendo investigados. O Estado não registrou mortes por dengue no atual ciclo epidemiológico que começou no início deste mês. No Paraná, mais de 600 casos seguem em investigação, de acordo com a Sesa. Entre os casos confirmados, 212 são autóctones, contraídos dentro do próprio município. No relatório estão registrados cinco casos severos da doença; que na forma mais grave pode levar à internação ou morte.
Nas duas primeiras semanas do atual ciclo epidemiológico, a pasta confirmou a circulação da dengue em 15 das 22 regionais de Saúde. Nos últimos sete dias, o número de municípios com casos autóctones saltou de 30 para 63.
LIRA
No final de julho houve a apresentação do Levantamento do Índice Médio de Infestação do Aedes aegypti (Lira) em Maringá. O estudo apontou 0,6% de infestação do mosquito da dengue, o que significa risco baixo. Esse foi o último Lira do período epidemiológico que terminou no mês passado. Eduardo Alcântara Ribeiro, gerente de zoonoses de Maringá, disse que esse é um índice importante, mas o acompanhamento dos casos continua sendo feito. É analisado o índice predial de infestação de larvas que contribui na tomada de decisões e ações na Cidade.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução