Estando perto ou longe de Maringá, todos poderão passear pelos principais pontos turísticos da Cidade. A visita virtual é feita pelo site ‘Maringá 360º’ que já está disponível. A proposta de Maringá ter um portal com imagens 360 graus foi do prefeito Ulisses Maia. Em viagens de trabalho que ele observou que alguns municípios se apresentavam em eventos com imagens feitas dessa forma. A partir disso, foram contratados profissionais para colocar a ideia em prática.
“Com tudo planejado, estávamos esperando um momento bacana para a captação das imagens e, aproveitamos o período da florada do Ipe roxo desse ano, para sua execução. Assim, as imagens ficariam ainda mais belas, enriquecendo ainda mais o título de Cidade Árvore do Mundo, que recebemos recentemente da Organização das Nações Unidas (ONU). O portal 360 começa com 45 pontos, que são os pontos mais conhecidos, como a Catedral, Parque do Ingá, Vila Olímpica, Bosque II, Parque do Japão, Parque Alfredo Nyfler; mas temos ainda, o tempo Budista, os Arautos, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Capela Santa Cruz, Capela Paulina, e ainda visitar o Aeroporto, Rodoviária, Terminal Intermodal, algumas rotatórias, teatros, dentre outros”, explicou Lúcio Olívio Rosas, diretor da Secretaria de Comunicação do município.
O secretário explica que há a intenção de aumentar os lugares para essa visitação on-line, e também mostrar Maringá por todos os ângulos possíveis, em todos os bairros e, de fato, apresentar toda a Cidade num ângulo de 360º. Nos pontos que já estão na plataforma é possível ler informações mais detalhadas sobre o local. Na Catedral, por exemplo, estão dados da estrutura. Explica que é uma arquitetura moderna e arrojada, projetada pelo arquiteto José Auguto Belucci e construída entre 1959 e 1972. Curiosidades também são apresentadas, como o fato da catedral ter 114 metros e os vitrais, os quatro maiores, terem quase 20 metros de altura simbolizando os pontos cardeais; e os 12 menores, de 12 metros, lembram os 12 apóstolos.
“O objetivo desse projeto é oportunizar que mais pessoas possam conhecer nossa Cidade, assim como impulsionar a captação de novos negócios, para que mais empresas possam conhecer Maringá e facilitar planos de expansão. Não é só um projeto da Secretaria de Comunicação, é um projeto que abrange todas as demais secretarias em suas demandas que visam melhorar os serviços prestados que transformam ainda mais a qualidade de vida do cidadão”, informou Rosas.
Maringá é a 25ª Cidade Inteligente do Brasil e a nona dentro da categoria de até 400 mil habitantes. O site serve como ferramenta para melhorar essas posições nos rankings. Para conhecer o espaço virtual basta acessar o site maringa360.com.br.
Victor Cardoso
Foto – DIV