A mudança sempre foi o grande protagonismo do mundo. E você? Busca se diferenciar, ser melhor do que a média?
Somos todos do século passado, ou melhor, do milênio passado. Precisamos entender o que está passando, mudando, acontecendo, antes que seja tarde.
Ainda temos pessoas próximas, parentes, com ideias antiquadas dizendo para fazer concurso, ter segurança, ter carteira assinada… não estou dizendo que isso é ruim, mas essa galáxia é antiga demais. Pessoas assim consideram o trabalho um fardo.
Na verdade, a mudança que o mundo espera da gente é que sejamos melhores que a grande média, que deixemos de ser manada para ser protagonista, porque o mundo só avança por causa dos insatisfeitos. Apenas isso.
Mas, se eu sou acima da média ou fora da curva, lá vem a tropa dos desmotivados e desanimados, auto proclamadores de uma realidade que não existe, dizendo que o seu sucesso é sorte. Pois é, quanto mais eu me esforço mais sucesso eu tenho. Esse é o pensamento.
Essa busca de se diferenciar no mercado vale para pessoas, carreiras, produtos, marcas, empresas, serviços. Isso é vital num primeiro momento para a sobrevivência e em seguida para o sucesso.
A concorrência vai aumentar e será cada vez mais acirrada e portanto a necessidade cada vez mais de se preparar e se diferenciar. Quem não entender isso ficará no mundo dos mesmos, da manada. E convenhamos, a mesmice não te leva a lugar nenhum. Os mesmos se pertencem.
Os medianos dizem que não tem garra, desistem facilmente, não gostam de ler, são pessoas fracas que não conseguem ser pontuais, que dizem que tem pressa e tanta coisa interessa mas não tanto assim. Conhece aquela história do mais ou menos? O popular meia-boca? Pois é, são estes que ficam pelo caminho, atropelados pela primeira carreta que aparecer.
Infelizmente para a maioria das pessoas, estudar e trabalhar “são um saco”. O que eu vejo na ótica do sucesso dá pena destes que trabalham com raiva do que faz, ou apenas pelo salário que recebe.
Tente fazer o que gosta ou passe a gostar do que faz e verá no curto prazo o quanto você evolui. Já passei por lugares onde o chefe era um crápula, a equipe era um nojo de arrogância e o lugar um abandono, mas eu adorava o meu cliente e isso me mantinha lá. Não à toa, sempre preguei para não buscar emprego nem trabalho, e sim, buscar clientes.
O que aconselho é para você estudar o comportamento humano e aprenda a VENDER. Quem tem essa experiência cresce como ser humano e sabe lidar com adversidades. E sabemos que nem todos os dias são bons. É preciso sempre estar preparado para puxar para cima.
Hoje há muita imaturidade no ambiente de trabalho. Gente mimada e imatura, d todas as idades. Em algumas, a imaturidade da equipe é crítica. Parece que falta paciência e ninguém se entende. Em outras, falta vontade nas pessoas, também falta comprometimento. ISSO VAI MUDAR?
Ah vai, e começa por você e por mim. Na vida e no trabalho, a MUDANÇA vai aumentar assim como a VELOCIDADE DA MUDANÇA. E, provavelmente, não daremos conta de todas as mudanças.
Mas aqui vai uma dica: Se o problema tem solução, por que tem preocupas? TEM SOLUÇÃO. Se o problema não tem solução, por que te preocupas? NÃO VAI RESOLVER MESMO. Então a dica é: RELAXE nas duas situações e não decida nada de cabeça quente que só vai piorar.
Se somos do século passado, do milênio passado, não daremos conta de todas as mudanças mesmo. Então, RELAXE. Mas atenção aí, não vá ficar com os pés grudados no século XX e venha viver o século XXI.
Mas na vida, tudo acontece em ciclos e estes se repetem. Quando vivemos uma pandemia agora, olhe para o passado e veja a gripe espanhola, a peste negra, o ebola para não citar tantos outros ciclos… e a humanidade continuou vivendo.
Por isto é muito importante conhecer o que aconteceu no passado, coisas boas e coisas ruins. Só assim, entendemos o presente e antecipamos o futuro. E o futuro está sempre pautado na MUDANÇA. Então, concluindo, se você mudar, o mundo muda com você.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.