Atualmente Maringá possui as pistas de skate ‘Maringá Skate Park’, na Vila Olímpica; outra na Praça da Glória, no Jardim Glória; e a tradicional na Praça de Patinação, Avenida Cerro Azul. Com o objetivo de promover o esporte e investir na formação de novos atletas dessa modalidade olímpica desde o ano passado nas Olimpíadas de Tóquio, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) finalizou o projeto para a construção de uma nova pista. A estrutura com 33,36 metros quadrados será instalada no Parque Alfredo Nyffeler, o Buracão.
De acordo com a secretaria, o projeto está em fase de orçamento e foi desenvolvido sob orientação de skatistas profissionais e profissionais da engenharia civil membros da Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM). A pista será equipada com diversos obstáculos que contribuirão para o aperfeiçoamento, formação e diversão dos amantes da prática esportiva. Além dessa pista, começaram os estudos para construção de mais duas: uma na Praça Amábile Giroldo, na Zona 04; e outra na Praça Luiz Gonzaga, no Jardim Higienópolis.
Quanto a formação, a Semob informou que os centros esportivos Mandacaru, São Silvestre e o Centro Social Urbano (CSU) promovem aulas sobre o esporte. Cerca de 35 crianças de seis a 12 anos participam dos encontros. Objetivo é ampliar o serviço com a abertura de diversas turmas também no Maringá Skate Park, na Vila Olímpica. Serão 12 horas semanais de aulas para crianças a partir dos quatro anos. O processo de inscrição deverá ser aberto em breve; mas ainda sem data definida.
“Normalmente as vagas esgotam em minutos. Algumas modalidades são novas mas as inscrições são feitas online, é só acessar o site da Prefeitura de Maringá, ou ir na página da Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá. É um programa que estamos implantando e em breve abriremos na pista de skate da Vila Olímpica também. Em questão de cinco a 15 minutos normalmente as vagas já estão preenchidas, então todos devem ficar atentos para fazer a inscrição assim que for aberta”, alertou o secretário de Esportes e Lazer, Robson Xavier.
O skate hoje é definido mais do que um esporte, como também uma manifestação social e cultural. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o skate contou com duas modalidades: Skate Street e Skate Park. Street, que em inglês significa “rua”, é talvez a modalidade mais tradicional do esporte, ou, a que geralmente promove a iniciação de meninos e meninas na prática. Em uma pista que simula obstáculos encontrados nas ruas das grandes cidades mundo a fora, os atletas precisarão fazer manobras em corrimões, rampas, degraus, muretas, guias de calçadas, dentre outros obstáculos.
Já no Park, com um nome também auto explicativo, os atletas competem em uma pista que simula os ambientes recreativos dos skatistas, onde nela contém elementos de várias modalidades do skate. Geralmente é montada em um bowl (do inglês “tigela”), que são as famosas piscinas usadas no mundo todo para a prática do esporte, onde são inseridos elementos de street.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução