Com termômetros na casa dos 4ºC, os agentes da Secretaria de Assistência Social (SAS) iniciaram a operação contra o frio em Maringá. No primeiro dia de trabalho foram realizadas 106 abordagens, entregues 58 mantas e 29 pessoas em situação de rua foram abrigadas. Essa iniciativa sempre acontece quando a temperatura cai. Além das pessoas, há um abrigo para cães; é muito comum morador de rua que tem um animal de estimação como parceiro.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós, “em Maringá, ninguém passará frio! Esse é um trabalho de rotina da administração e, com a onda de temperaturas mais baixas, colocamos em prática um plano de ação com estratégias específicas de acolhimento.” Ressalta que, mesmo os que não aceitam ir para abrigo, recebem atenção, orientações sobre a importância de se manterem aquecidos, além de mantas.
“Os que aceitam abrigo recebem cama quente, refeição, banho, kit higiene e também muito carinho. Todo merecem dignidade para sobrevivência. Até o momento não abrigamos nenhum animal, mas as casas estão prontas para que o morador de rua venha tranquilo e saiba que também tem abrigo para o seu amigo e companheiro. A população pode contribuir indicando pessoas que necessitam de apoio pelo telefone (44) 99103-5661”, disse Sandra.
A presidente do Provopar, Eliane Maia, faz um apelo à população para que doe agasalhos e cobertores porque o estoque está baixo e a semana deve ser muito fria. São aceitas doações de cobertores, edredons, casacos, toucas, luvas, meias para acolher os que estão em situação de vulnerabilidade, assim como fornecer para entidades que tendem essas pessoas. As doações podem ser entregues em pontos de coleta espalhados em supermercados, shoppings, empresas, postos de combustíveis, entre outros endereços.
“Também realizamos um pedido especial para as empresas. Caso alguma empresa queira fazer uma grande doação de cobertores, nós iremos buscar e agradecer imensamente. A sensação térmica nas ruas é ainda pior, por isso é um serviço urgente. As vezes abrigamos pessoas que só tem a roupa do corpo, nenhuma peça a mais, para atender essa demanda precisamos de um estoque com quantidade e peças de qualidade. Um cobertor já faz a diferença”, complementa a presidente do Provopar.
Assim que as doações são feitas, os itens são repassados para as entidades que realizam a distribuição. Os responsáveis pelas caixas avisam as equipes do Provopar para fazer o recolhimento. Para essa semana o estoque é baixo, de acordo com Eliane.
ALIMENTOS
No início da semana, a Prefeitura e o Provopar realizaram a entrega de 72 toneladas de alimentos que foram trocados por ingressos durante a Expoingá. Ao todo 46 entidades serão beneficiadas com as doações. A força-tarefa no Parque de Exposições de Maringá reuniu cerca de 700 voluntários.
“Foram 72 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas durante a Expoingá. O Provopar ficará encarregado de realizar a distribuição para entidades assistenciais da Cidade, de acordo com a demanda de cada uma. As doações superaram as expectativas. E a ação deverá ser repetida em eventos próximos”, concluiu o prefeito Ulisses Maia.
Victor Cardoso
Foto – Reproduçao
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.