O Centro de Controle Integrado com sistema de videomonitoramento adquirido recentemente pelo Município está em exposição na Expoingá. Assim como outros equipamentos da Guarda Municipal. O sistema de videomonitoramento está em processo de testes e implementação gradual. Posteriormente será instalado em pontos estratégicos da Cidade.
A expectativa é que o equipamento esteja funcionando com 100% da capacidade até meados do segundo semestre. Ao todo são 44 kits de Câmera fixa para leitura de placas de veículos para cobertura de todas as entradas e saídas da cidade de Maringá; 16 unidades de Câmera Speed Dome para reconhecimento facial; e 10 unidades de Câmera Multisensor e Câmera Externa com Lente Varifocal para reconhecimento facial.
O equipamento tem ainda capacidade de reconhecimento e leitura de placas de veículos, software de processamento de dados, análises forenses e Big Data. De acordo com a Prefeitura, toda aparelhagem será integrada aos sistemas e bancos de dados das forças de segurança e órgãos públicos e privados. Vai dar condições para ações de auditoria e inteligência na prevenção e ações efetivas de combate à criminalidade, visando a redução dos índices, maior segurança e promoção do bem-estar da população.
De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2021, Maringá é a cidade mais inteligente do Paraná e a 9ª do País (municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes).
Victor Cardoso
Foto – Reprodução